ATIVIDADE PRÁTICA REMOTA DE GENÉTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19 ATRAVÉS DO USO DE BANCOS DE DADOS E FERRAMENTAS DISPONÍVEIS ONLINE
Resumo
O estímulo à escrita científica e à sua prática deve ser sempre considerado uma atividade inerente ao ensino superior. No entanto, a pandemia fechou salas de aulas e o acesso a amostragens de campo e, com isso, limitou a chance de geração de dados para execução de projetos didáticos. Nesse contexto, o presente projeto de monitoria atuou com o propósito de propiciar, de modo remoto, a prática da escrita científica de alunos das turmas de genética da UFC partir de dados de sequência de DNA disponíveis em bancos de dados online e públicos. A metodologia utilizada consistiu de uma atividade de elaboração de projetos de pesquisa que foram desenvolvidos de forma individual pelos discentes das turmas de Genética e Genética Básica (2020.1). As seguintes opções, em conjunto com o site GenBank, foram disponibilizadas aos alunos para suas pesquisas com análise de sequências de DNA: (1) uso do aplicativo MEGA X (Molecular Evolutionary Genetics Analysis) e (2) uso da técnica do DNA Barcode (BOLD Systems). Para a redação das conclusões obtidas, solicitou-se aos discentes que lessem o livro “A Redação pelo Parágrafo”, de Luiz Carlos Figueiredo (publicado em 1995). Além disso, diversos artigos científicos foram discutidos em sala de aula e um modelo de texto científico foi disponibilizado para as turmas. Ao todo, 71 textos foram produzidos (4 alunos não entregaram a atividade). No total, 27 textos receberam nota máxima (10); 34 textos obtiveram nota entre 9,9 e 7,0; e 10 textos obtiveram nota inferior a 7,0. Dessa forma, mais de 85% dos discentes tiveram um rendimento acima da média 7,0. Vários alunos utilizaram da ajuda dos monitores para execução do projeto e, ao final, reportaram satisfação em vivenciar a experiência de análise de sequências de DNA e a redação científica. A atividade também foi aplicada no semestre 2020.2 e os resultados serão também analisados para apresentação no Encontros Universitários 2020.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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