ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO DESEMPENHO TEÓRICO DA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS
Resumo
O processo de aprendizagem envolve estratégias cognitivas, que se referem a execução de tarefas, obtenção e armazenamento de informações, e metacognitivas que estão relacionadas a sistematização e regulação desse processo. Atividades complementares são estratégias de ensino que visam consolidar os conhecimentos apresentados durante as aulas e estimular os alunos a resolverem situações e buscar informações de forma independente, abrangendo tanto aspectos cognitivos quanto metacognitivos, possibilitando obter melhores resultados. O objetivo deste trabalho é avaliar se a utilização de atividades complementares afetou o desempenho teórico dos alunos matriculados na disciplina de Materiais Dentários. Durante o período da disciplina foi solicitado aos alunos que realizassem estudos dirigidos e mapas mentais sobre tópicos abordados nas aulas. A avaliação teórica da disciplina consiste em duas avaliações parciais (AP) divididas em três partes cada uma (1ª AP: parte 1, parte 2 e parte 3; 2ª AP: parte 1, parte 2 e parte 3). A respeito da 1ª AP, as partes 1 e 3 contaram com a realização das atividades e na 2ª AP apenas a parte 1 teve atividades relacionadas ao conteúdo. Foi avaliado o desempenho dos 31 alunos matriculados na disciplina, considerando um aproveitamento de 70% como médio e de 85% como excelente. Os resultados obtidos foram 1ªAP parte 1: 90% atingiram a média e 77% foram excelentes, parte 2: 68% atingiram a média e 29% foram excelentes, parte 3: 71% atingiram a média e 65% foram excelentes e 2ªAP parte 1: 87% atingiram a média e 48% foram excelentes, parte 2: 42% atingiram a média e 6% foram excelentes e parte 3: 65% alunos atingiram a média e 3% foram excelentes. De acordo com os resultados, nota-se que os temas abordados em associação às atividades mostraram um maior percentual de alunos com desempenho excelente, indicando que essa estratégia pode ser uma grande aliada na consolidação do aprendizado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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