ATIVIDADES DE ENSINO REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS 19: NOVAS TECNOLOGIAS, VELHOS PROBLEMAS?

Autores

  • John Christ Costa de Carvalho
  • Francisco Túlio de Amorim
  • Gabriel Braga Luz
  • Ygor Alexander Lozer Maciel
  • Paulo Rodrigues Nunes Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: As diretrizes curriculares dos cursos médicos recomendam diversificação de metodologias de ensino, priorizando o uso de metodologias ativas. O ensino universitário público ainda funcionava de modo majoritariamente presencial e com aulas expositivas antes da pandemia de Coronavírus 19. Várias universidades recorram às tecnologias de informação e comunicação (TICs) para viabilizar a continuidade de componentes curriculares à distância. Não obstante o uso de tecnologias inovadoras, é importante compreender quais delas e como estão sendo usadas para fins didáticos no curso médico da Universidade Federal do Ceará-UFC. OBJETIVO: Descrever o perfil das atividades de ensino à distância utilizados no curso de medicina da UFC durante o período de suspensão das atividades presenciais. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativa e descritiva. Utilizou-se formulário anônimo, disponibilizado eletronicamente aos estudantes de medicina do 1° ao 8° semestre da UFC de junho a julho de 2020. As perguntas abordaram os tipos de tecnologias usadas e metodologias de aula online. RESULTADOS: De um total de 132 participantes, 41,7% (N=55) relataram aulas semanais regulares por meio da internet. A maior parte das atividades foi síncrona (89,1%, N=49). As plataformas para assistir aulas mais citadas foram Zoom (100%, N=55), Google Meet (90,9%, N=50) e Youtube (43,6%, N=24). As aulas expositivas predominaram, com 87,3% (N=48) delas ocorrendo em tempo real e 9,1% (N=5) por meio do acesso a aulas gravadas. Somente 1,8% (N=1) das atividades teriam envolvido metodologias ativas de ensino. CONCLUSÃO: O ensino remoto do curso de medicina durante a suspensão das atividades presenciais foi majoritariamente síncrono e expositivo. As potencialidades das tecnologias de informação e comunicação foram pouco exploradas para fins didáticos. Replicaram-se práticas de ensino antigas com tecnologias inovadoras, sinalizando necessidade de ampliação de metodologias de ensino mais modernas no curso de medicina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência