ATIVIDADES E COMUNICAÇÃO NA MELHORIA DO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES DE MELHORAMENTO VEGETAL DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Antonio Lucas Aguiar Lobo
  • Candida Herminia Campos de Magalhaes Bertini

Resumo

Para boa formação profissional dos estudantes universitários é necessária assiduidade às aulas e comprometimento com as disciplinas. Isso porque a grande maioria das disciplinas possui assuntos específicos e, muitas vezes, o estudo individualizado pode ser dificultado, sendo necessário alguém para esclarecer as dúvidas extraclasse. Assim, o trabalho do monitor é essencial para tornar mais fácil o entendimento dos conteúdos, seja com tira-dúvidas ou simplesmente direcionando materiais didáticos que viabilizam o esclarecimento sobre assuntos contemplados em aula. Dessa forma, este trabalho buscou analisar o quanto as atividades da monitoria foram importantes para melhorar a compreensão dos estudantes sobre os assuntos da disciplina AC0479 - Melhoramento Vegetal, bem como o uso de novos recursos para as aulas a distância em virtude da Pandemia e, por conseguinte, o rendimento. Durante o primeiro semestre de 2020 foram usados recursos como YouTube, Google Classroom, Podcast e Quizlet. O monitor orientava sobre o uso de cada um dos recursos, além de esclarecer dúvidas específicas de cada estudante com o intuito de torná-los mais preparados para as avaliações. A fim de estreitar ainda mais a comunicação com os mesmos, foi criado, por iniciativa do monitor, um grupo no WhatsApp para a troca de informações mais rápida e eficiente. Além disso, o monitor, juntamente com a professora puderam desenvolver um aplicativo de celular com o intuito de gerar aprendizado de forma lúdica. Ao final do semestre foi realizada uma enquete, sobre o desempenho individual de cada um e o quanto as atividades realizadas pelo monitor foram importantes nesse processo ensino-aprendizagem. A avaliação foi bastante positiva por parte dos estudantes, tanto no que diz respeito à disponibilidade e tira-dúvidas, quanto a forma de comunicação estabelecida pelo monitor. Notou-se um rendimento muito satisfatório dos estudantes em relação ao novo formato da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência