ATIVIDADES REALIZADAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA AC0491 EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA DURANTE O PERÍODO REMOTO DE 2020.1

Autores

  • Rodrigo Leandro de Paiva
  • Alfredo Mendonça de Sousa
  • Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra

Resumo

A AC0491-Experimentação Agrícola é uma disciplina obrigatória com quatro créditos, ofertada no terceiro semestre do curso de Agronomia. O monitor participa da disciplina no atendimento aos alunos por meio de videoconferências realizadas pela plataforma Google Meet, em horários preestabelecidos. Nesses encontros virtuais auxiliam-se os discentes na resolução das listas de exercícios, assim como na aplicação do software de análises estatísticas utilizado na disciplina (SISVAR). Adicionalmente, ministram-se aulas de revisão antes das avaliações parciais e final. Além disso, no início do período letivo é formado um grupo no “WhatsApp” que tem o intuito de facilitar a comunicação e atender as dúvidas fora das 12 horas semanais de atendimento previstas no período letivo. A frequência média dos estudantes no período de 2020.1 foi da ordem de 6 discentes nos horários estabelecidos para atendimento na monitoria. Uma pesquisa realizada junto a 40 discentes matriculados na disciplina neste mesmo período constatou que 92,5% aprovaram o trabalho do monitor considerando-o bom e excelente. Ainda nesta enquete verificou-se que 15% dos discentes compareceram a todas as atividades realizadas na monitoria no período remoto de 2020.1, demonstrando que as dificuldades de acesso e as incertezas do momento tiveram efeitos no interesse. O monitor também disponibilizou vídeos no grupo de WhatsApp e na plataforma YouTube para que os alunos pudessem ter mais um material de apoio nesse período sendo postados entre 5 e 13 vídeos, respectivamente, nas duas plataformas. Os vídeos disponibilizados no YouTube tiveram uma duração média de 19 minutos e um alcance em torno de 26 visualizações cada. O período foi de muito trabalho e aprendizado para o monitor constituindo-se numa grande oportunidade para exercitar a sua vocação para a docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência