ATIVIDADES REMOTAS DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL DA UFC NA PANDEMIA COVID 19: OPINIÃO DISCENTE IO

Autores

  • Caio Diogenes Mendonca de Mattos Brito Goes
  • Camila de Oliveira Lobo
  • Pedro Alves de Souza Neto
  • Bruno Ricarte Rogerio Teixeira
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

Introdução: A atividade da monitoria é uma das ferramentas que potencializam o ensino e o aprendizado por meio de atividades que permitam a troca de conhecimento entre docentes, monitores e alunos. O cenário mundial atual, trouxe uma preocupação com a qualidade da aprendizagem e diante disso a disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu estratégias que se adaptassem a este novo “normal” para facilitar/estimular o ensino. Neste contexto, os professores utilizaram o Google Meet® como plataforma de ensino para salas de aula virtuais enquanto os monitores por meio da ferramenta Google Forms,® aplicaram questionários de revisão sobre conteúdos ministrados. Utilizando o Google Meet, a monitoria realizou também um “plantão tira dúvidas” semanal. Objetivo da pesquisa foi avaliar a opinião dos alunos do 7º semestre sobre as estratégias didáticas utilizadas pelos monitores da disciplina de PPR no panorama pandêmico atual. Para tanto, aplicou-se 1 questionário através do Google Forms® com 09 perguntas objetivas e discursivas para obter a percepção dos alunos no tocante à qualidade da monitoria e a satisfação discente com os serviços prestados e com as ferramentas empregadas. Verificou-se que a totalidade dos alunos (100%) considera que a utilização de ferramentas Google contribui positivamente para o desenvolvimento das atividades da monitoria. Mais de 80% considerou relevante a abordagem de metodologias ativas, questionários, os encontros nos plantões tira-dúvidas e a utilização das ferramentas Google®. Mais de 90% considerou relevante a importância da monitoria para melhorar o desempenho na disciplina. Concluiu-se que os alunos do 7º semestre da disciplina de PPR do curso de Odontologia da FFOE/UFC consideram que as atividades remotas desenvolvidas pela monitoria disciplina no contexto da Pandemia COVID-19 foram de extrema relevância para o processo ensino –aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência