ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thais de Sousa Leite
  • Anderson Fuentes Ferreira
  • Thainá Isabel Bessa de Andrade
  • Bárbara Morgana da Silva
  • Vyna Maria Cruz Leite
  • Alberto Novaes Ramos Junior

Resumo

Introdução: A COVID-19 (doença causada pela infecção por Sars-CoV-2) trouxe uma nova perspectiva para o cotidiano da humanidade pela necessidade de distanciamento social, demandando novos modos de convívio por meio de estratégias para adaptação ao cenário atual, tanto na vida pessoal quanto profissional. A educação tem buscado ressignificar seu papel, métodos e técnicas por meio do uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência de monitoria da disciplina Epidemiologia Especial em ensino remoto no contexto da pandemia por Sars-CoV-2. Métodos: Trata-se de relato de experiência das atividades remotas desenvolvidas junto a discentes de enfermagem matriculados na disciplina “Epidemiologia Especial” durante o semestre 2020.1. Foram utilizadas como base referencial as plataformas de ensino SIGAA-UFC e SOLAR-UFC. Resultados: A turma foi composta por 34 alunos, sendo realizada divisão em cinco grupos para o desenvolvimento das atividades. Cada grupo apresentava como facilitadores, as monitoras da disciplina, além de discentes de pós-graduação com estágio à docência. As atividades incluíram grupos de discussão (WhatsApp), fóruns temáticos, estudos dirigidos em grupos e individuais, seminário crítico-reflexivos de “epidemiologia com arte", exercícios de (auto)avaliação, avaliações da disciplina e seminários finais. Verificou-se adesão satisfatória às atividades, com base em participação ativa, além de criatividade, envolvendo também mídias e redes sociais, como podcasts e peça teatral. Ressalta-se que aproximadamente 10% dos discentes tiveram alguma dificuldade sistemática no acesso à internet, causando intercorrências nas atividades. Conclusão: Em tempos de COVID-19, a educação está sendo ressignificada por rápida adaptação de docentes e discentes dentro de planos de educação permanente na UFC. Programas e ferramentas têm sido importantes meios para o ensino, com demanda de estruturação qualificada de ensino remoto e apoio social a discentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência