ATUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE MICROPROCESSADORES: APRESENTANDO A ARQUITETURA ARM COM A PLACA FRDM-KL25Z

Autores

  • Alysson de Lima Ponciano
  • Marcus Davi do Nascimento Forte
  • Arthur Plinio de Souza Braga

Resumo

A disciplina de Microprocessadores do curso de Engenharia Elétrica da UFC/CT é fundamental na formação do futuro Engenheiro Eletricista por servir de base para temas como automação industrial, controle de processos, projeto de sistemas embarcados, e vários outros que ganham relevância cada vez maior principalmente com a ascensão de conceitos como IoT (Internet of Things) e Indústria 4.0 no mercado. Atualmente, a disciplina é baseada principalmente nos microprocessadores da família x86 e em microcontroladores da Microchip, os quais são vistos na teoria e em práticas de laboratório. As duas plataformas ainda se apresentam relevantes em suas respectivas áreas. Mas sendo este um campo em constante desenvolvimento e atualização, novas tecnologias despertam interesse por estarem sendo largamente utilizas no mercado e apresentarem uma interessante relação entre recursos oferecidos para projeto e baixos custos. Uma dessas tecnologias é a arquitetura ARM (Advanced RISC Machine) que apresenta características particulares em sua implementação, e na execução das instruções, que se adequam às atuais necessidades de muitos sistemas de automação. Desta forma, esse trabalho prepara a inclusão do estudo da arquitetura ARM na disciplina tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Para tal, vem sendo gerada documentação própria das características técnicas e da linguagem de programação da placa FRDM-KL25Z que é baseada em um dispositivo ARM. O material gerado irá auxiliar professores, monitores e alunos no estudo da placa FRDM-KL25Z para a elaboração de aulas, práticas de laboratório, material de apoio, e vídeos que visam a melhoria contínua da disciplina, atualização das tecnologias no Laboratório de Eletrônica Digital (LED), e uma maior preparação dos futuros Engenheiros Eletricistas para essa arquitetura que vem ganhando espaço tanto na academia quanto na indústria e no mercado em geral com os dispositivos móveis.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência