ATUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE MICROPROCESSADORES: APRESENTANDO A ARQUITETURA ARM COM A PLACA FRDM-KL25Z
Resumo
A disciplina de Microprocessadores do curso de Engenharia Elétrica da UFC/CT é fundamental na formação do futuro Engenheiro Eletricista por servir de base para temas como automação industrial, controle de processos, projeto de sistemas embarcados, e vários outros que ganham relevância cada vez maior principalmente com a ascensão de conceitos como IoT (Internet of Things) e Indústria 4.0 no mercado. Atualmente, a disciplina é baseada principalmente nos microprocessadores da família x86 e em microcontroladores da Microchip, os quais são vistos na teoria e em práticas de laboratório. As duas plataformas ainda se apresentam relevantes em suas respectivas áreas. Mas sendo este um campo em constante desenvolvimento e atualização, novas tecnologias despertam interesse por estarem sendo largamente utilizas no mercado e apresentarem uma interessante relação entre recursos oferecidos para projeto e baixos custos. Uma dessas tecnologias é a arquitetura ARM (Advanced RISC Machine) que apresenta características particulares em sua implementação, e na execução das instruções, que se adequam às atuais necessidades de muitos sistemas de automação. Desta forma, esse trabalho prepara a inclusão do estudo da arquitetura ARM na disciplina tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Para tal, vem sendo gerada documentação própria das características técnicas e da linguagem de programação da placa FRDM-KL25Z que é baseada em um dispositivo ARM. O material gerado irá auxiliar professores, monitores e alunos no estudo da placa FRDM-KL25Z para a elaboração de aulas, práticas de laboratório, material de apoio, e vídeos que visam a melhoria contínua da disciplina, atualização das tecnologias no Laboratório de Eletrônica Digital (LED), e uma maior preparação dos futuros Engenheiros Eletricistas para essa arquitetura que vem ganhando espaço tanto na academia quanto na indústria e no mercado em geral com os dispositivos móveis.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.