ATUAÇÃO DOS MONITORES NAS DISCIPLINAS VOLTADAS ÀS CIÊNCIAS DO TEMPO E CLIMA

Autores

  • Lydiana Rodrigues de Oliveira
  • Mariana Silvestre Martins
  • Antonio Geraldo Ferreira

Resumo

O presente Projeto de Iniciação à Docência, orientado pelo prof. Antônio Geraldo, esteve destinado às turmas de “Meteorologia e Climatologia” e “Climatologia e Mudanças Globais”, dos cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais do LABOMAR. Como atividades dos bolsistas, foram realizadas ações no intuito de gerar vivência dos conteúdos vistos em aula e proporcionar maior compreensão destes. Dentre as atividades propostas, foram elaboradas listas de exercícios relativos aos conteúdos centrais ministrados, além de tutoriais para auxiliar os alunos na execução do trabalho final da disciplina, que envolvia conceitos e cálculos estatísticos. As listas foram elaboradas utilizando a plataforma “Google Forms”, na qual foram postas questões de múltipla escolha e, após o envio das respostas, os alunos tinham acesso imediato ao gabarito das questões. A plataforma é de fácil acesso e uso, adequando-se com sucesso ao formato remoto das disciplinas. Os tutoriais preparados tinham como finalidade ensinar como acessar os dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia e apresentar o software Excel e suas funcionalidades, para que os alunos pudessem ter familiaridade com o programa e realizassem o trabalho final da disciplina, que consistia no processamento e análise de dados meteorológicos. O Excel permitiu que os alunos gerassem séries temporais, realizassem médias, e calculassem desvio padrão, com finalidade de elaborar climatologias. Os alunos responderam bem às atividades aplicadas, obtendo, em sua maioria, sucesso nos exercícios e na realização do trabalho final. A monitoria juntamente com o professor, utilizando, nesta pandemia, ferramentas da tecnologia da informação, atingiu seu objetivo de envolver/motivar os alunos, realizar assistência acadêmica, e proporcionar/consolidar conhecimentos por parte dos monitores e dos alunos. Isto se refletiu na avaliação do desempenho docente por parte dos estudantes: 4,88 num range de 0 a 5. Agradecimentos: Programa PID, EOLLab.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência