ATUAÇÃO DOS MONITORES PID DE REDES NO MODAL REMOTO EM MEIO A PANDEMIA, BUSCANDO INCLUSÃO E NÃO-EVASÃO DOS ALUNOS.

Autores

  • Icaro de Lima Rodrigues
  • Guilherme Alves de Araújo
  • Daniel Araújo Chaves Souza
  • Atslands Rego da Rocha

Resumo

As disciplinas de redes são muito importantes para o currículo e formação de profissionais das áreas da computação no geral. Estas disciplinas são ofertadas frequentemente e contam com diversas práticas e laboratórios para um melhor aprendizado e experiência dos alunos. Entretanto, durante o decorrer do semestre passado, que se extendeu por quase um ano, enfrentamos inúmeros desafios. Dentre eles, iniciar um semestre presencial e por conta do momento de pandemia, ser necessário mudar para educação remota. Sendo assim, foi preciso adaptar disciplinas que são compostas, em suma, de práticas laboratoriais, para o modal remoto e garantir que os alunos conseguissem absorver todo o conteúdo da melhor maneira possível, também evitando a evasão e desmotivação destes. Além disso, haviam ainda os problemas de equipamento: muitos discentes não possuiam os equipamentos para executar algumas práticas e laboratórios. Muitos destes desafios poderiam desmotivar e até fazer com que alguns alunos desistissem da disciplina. Em meio a tudo isso, os monitores atuaram pensando em soluções (em conjunto com o professor da disciplina) que resolvessem o problema da maioria dos alunos, tornando a disciplina mais inclusiva e objetivando a não-evasão dos alunos. Algumas dessas, por exemplo, seriam: Adaptar práticas para ferramentas mais simples; extender o tempo de execução das práticas e laboratórios remotos para alguns dias, possibilitando resolver duvidas remotamente em tempo hábil; permitir e incentivar trabalhos em equipe com alunos que possuiam equipamentos adequados com alunos que não possuiam; incentivar os alunos a manter contato frequente com os monitores, através de mensagens, aulas de orientação para os laboratórios, tira-dúvidas, etc. Neste trabalho, será detalhado como os monitores agiram neste período, como as disciplinas, práticas e avaliações foram adaptadas e como foi garantido a não-evasão dos alunos da disciplina de Redes intermediada pelos monitores PID.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência