AUDIOVISUAL COMO ALTERNATIVA PARA AULAS PRÁTICAS EM FRUTICULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Leonardo Meneses Tavora
  • André Rodolfo de Oliveira Ribeiro
  • Marcio Cleber de Medeiros Correa

Resumo

Não é a toa que a pandemia do novo coronavírus (COVID 19) distanciou os professores dos quadros e os estudantes das carteiras. O novo modelo temporal de educação no Brasil passou a utilizar, prioritariamente, ferramentas como telas e aplicativos digitais que anteriormente apenas complementavam o sistema tradicional de ensino. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi o uso do recurso audiovisual (vídeo) para solucionar a ausência dos discentes na disciplina de fruticultura nas aulas práticas. Dez meses passados desde a implantação das medidas de isolamento social e da interrupção das aulas devido ao estado de emergência, e o corpo docente da Universidade Federal do Ceará continua se reinventando com aulas “on line”, serviços de “streaming”, exercícios e aulas práticas gravadas. Compreendendo que as aulas práticas são parte fundamental para formação do profissional de agrárias, utilizamos de equipamentos de gravação para disponibilizar satisfatória experiência aos alunos da disciplina. Sob medidas de segurança sanitária recomendadas, as aulas práticas foram gravadas no Pomar Didático da UFC com a participação do professor, do monitor da disciplina e um técnico/agrônomo. As aulas foram preparadas utilizando um smartphone e um software de edição de vídeo. Práticas como propagação vegetativa da goiabeira, poda de formação da mangueira, dentre outras, foram adaptadas ao modelo audiovisual e complementaram o conhecimento teórico dos alunos durante o isolamento social. A qualidade do ensino remoto está aquém da interação em tempo real entre docentes e discentes em campo. No entanto, a utilização do recurso audiovisual proporcionou uma alternativa viável à ausência dos alunos e permitiu que, mesmo com dificuldades, esses tivessem acesso ao indispensável treinamento prático.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência