AULA DE FARMACOGNOSIA: PLANTAS MEDICINAIS EM VERSOS

Autores

  • Isadora de Alcantara Veras
  • Kellen Miranda Sá
  • Mary Anne Medeiros Bandeira

Resumo

Introdução: A Farmacognosia é o ramo mais antigo das ciências farmacêuticas, dedicado ao estudo integral de plantas medicinais e assim guiado pelo uso destas em saúde na população. Para além das aulas teóricas e teórico-práticas, os versos são elementos de estímulo a aprendizagem, em sua forma melódica essa composição literária se mostra relevante na fixação do conhecimento estudado, na articulação deste com outros elementos da cultura nordestina e na aproximação humanizada dos docentes e discentes no ensino remoto. Objetivo: informar a ciência das plantas medicinais integrada à cultura popular aos alunos de Farmacognosia II. Metodologia: Foram construídos trinta versos relacionados as 30 plantas medicinais constantes na Relação de Plantas Medicinais do Ceará (REPLAME)/Farmácias Vivas. Elementos da cultura nordestina foram relacionados com o uso correto e ação farmacológica dessas plantas como no seguinte verso em que podemos ver a Aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva), árvore presente na flora da região nordestina que possui ação cicatrizante, antimicrobiana e antiflamatória reconhecida cientificamente “Levo o amor no coração, Quando vou ao meu sertão, Romântico é espécie em extinção, Aroeira-do-sertão, Cura ferida e inflamação, Só não cura a solidão”. Após construção, os versos foram recitados para os alunos contando com um diálogo posterior. Resultados: Após realização da apresentação dos versos se conquistou uma maior participação dos alunos, assim como uma contribuição de melhor entendimento do conteúdo lecionado na disciplina. Conclusão: A abordagem utilizada reforçou a capacitação dos futuros farmacêuticos sobre a importância do conhecimento em plantas medicinais e de como orientar à comunidade sobre o seu uso na Assistência Farmacêutica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência