AULA PRÁTICA SOBRE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CARRAPATOS

Autores

  • Eva Tercya Oliveira Silva
  • Paulo Cascon

Resumo

As aulas práticas são essenciais durante o período acadêmico dos discentes nas instituições de ensino superior, pois influenciam na formação acadêmica e profissional dos alunos, visto que auxiliam nos esclarecimentos, na aprendizagem e na fixação do conteúdo das aulas teóricas. Nesse contexto, o projeto ´´Qualificação de Estudantes Para o Exercício da Docência na Área de Zoologia dos Invertebrados´´ proporciona aos estudantes as primeiras experiências como docentes nas aulas práticas, ou seja, os monitores que estão nesse projeto auxiliam no planejamento e ministração das aulas práticas durante o semestre letivo. Na disciplina de Invertebrados Ⅱ, do curso de Ciências Biológicas, a subclasse Acari, que envolve ácaros e carrapatos, é explorada, ensinada e discutida em aulas teóricas e práticas, portanto os estudantes aprendem conteúdos envolvendo essa subclasse, como estruturas anatômicas e ciclo de vida. É importante ressaltar que os carrapatos possuem uma importância médica significativa, visto que são hospedeiros e agentes transmissores de diversas doenças. O objetivo deste trabalho consiste em explicar, algumas doenças transmitidas por carrapatos, principalmente, das espécies Amblyomma cajennense, Rhipicephalus sanguineus e Ixodes ricinus, além de mostrar as estruturas e anatomia dos carrapatos na aula prática. Para a realização dessa aula, é necessário saber os conhecimentos prévios dos alunos sobre essas espécies e doenças, logo um questionário, com cinco questões, será aplicado aos estudantes que estão cursando essa disciplina. Os resultados do questionário são fundamentais para o planejamento mais adequado para essa aula prática, pois mostra as dificuldades e possíveis conceitos equivocados dos estudantes. Finalmente, possuir conhecimentos sobre algumas doenças transmitidas por carrapatos ajuda na percepção e no reconhecimento de possíveis formas de contaminação em coletas ou aulas de campo, por exemplo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência