AULAS LABORATORIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O QUE MUDOU NA ROTINA DA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA.

Autores

  • Leticia Andrade de Freitas
  • Juliano Sartori Mendonça
  • Vanara Florêncio Passos
  • Maria Clara Lima Gondim
  • Fernanda Carvalho
  • Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira

Resumo

A disciplina de Materiais Dentários do Curso de Odontologia, devido à pandemia causada pela Covid-19, teve a necessidade de estabelecer uma nova rotina para a realização das práticas laboratoriais. Até o semestre 2019.2 as práticas da disciplina funcionavam da seguinte forma: era feita a realização de uma prova pré-teste sobre o assunto que seria abordado no dia, seguido de demonstração da prática pelos professores, encerrando com a execução da prática pelos alunos. A nova rotina adotada pela disciplina substituiu a demonstração dos professores por vídeos previamente encaminhados por meio do Google Classroom, com o objetivo de diminuir à aglomeração e contato que a demonstração presencial oferecia. Os pré-testes também passaram a ser feitos de forma virtual, via formulário do Google, em que cada aluno abria o link no seu próprio celular, para evitar o uso de papel e utensílios que poderiam funcionar como meios de transmissão do vírus. O presente trabalho tem como objetivos expor a rotina adotada pela disciplina de Materiais Dentários para a realização das práticas laboratoriais durante a pandemia e avaliar a percepção dos alunos sobre o modelo adotado. Um estudo comparativo foi feito da rotina antes e após a pandemia, seguido da elaboração de um formulário do Google para avaliar a percepção dos alunos sobre a nova rotina, em seguida os resultados do formulário foram analisados. De acordo com os resultados obtidos, alguns alunos tiveram dificuldades com a demonstração dos procedimentos através de vídeos, argumentaram que, eventualmente, os procedimentos eram diferentes do que de fato era executado na prática, mas no geral, os alunos consideraram a rotina adotada pela disciplina eficaz. Portanto, pode-se concluir que o modelo proposto foi viável, executado de forma organizada, garantindo segurança para os alunos e professores, assegurando a transmissão do conteúdo prático laboratorial da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência