AUTOAVALIAÇÃO DOS DISCENTES DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DOS 5 E 6 ANOS QUANTO AO CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO CLÍNICO
Resumo
No contexto do estudo da semiologia médica, é inerente ao processo de aprendizado a concatenação dos achados clínicos da entrevista, de tal forma que se possa formular hipóteses diagnósticas, sendo utilizado diversos sistemas mentais para listar quais são mais prováveis diante do contexto clínico do paciente. Portanto, esse trabalho busca observar a autoavaliação do estudante do 5º e 6º de medicina quanto ao tema, pautado em pontos centrais do estudo deste conteúdo. Foi realizado um questionário em plataforma Survey Monkey, explicando-se seu intuito, e constituído de 4 questões: quantas hipóteses diagnósticas o estudante formula quando é apresentado um caso clínico; com base na teoria do processo dual, qual dos seguintes sistemas de pensamento o estudante mais utilizou durante o internato (sistemas 1, 2 ou ambos); qual dos vieses cognitivos (de confirmação, disponibilidade, efeito moldura e fechamento precoce) o discente percebe ser mais frequente na sua prática; e como o estudante se aprofunda no tema. Todos os pontos foram explicados em apêndices do questionário. Os resultados foram organizados em gráficos por meio da própria plataforma. Foram contabilizadas 15 respostas até o momento, nos quais 73,3% (11) responderam que formulam 3 ou mais hipóteses diagnósticas. O sistema 1 foi utilizado prioritariamente por 26,6% (4), mesmo número relatado para o sistema 2 (26,3% - 4). Responderam que utilizavam ambos os sistemas 33,3% (5). Quanto aos vieses, 40%(6) responderam vies de confirmação, 26,6% (4) vies de disponibilidade; 13,3%(2) fechamento prematuro, 20% (3) responderam efeito moldura. Quanto ao material de estudo utilizado, as respostas foram diversas, sendo os mais comuns: discussão prática 40%(6) e livros 26,6%(4). Os resultados são parciais, mas observa-se homogeneização quanto as repostas para os vieses cognitivos, com pequena superioridade para o vies de confirmação. Quanto aos sistemas utilizados, as respostas foram equitativamente respondidas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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