AUXÍLIO AO DOCENTE AS ATIVIDADES DAS DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE DO CURSO DE FINANÇAS.
Resumo
O projeto em questão busca auxiliar o docente na aplicação das atividades referentes as matérias de análise contábil no curso de Finanças, em Introdução a contabilidade e Análise das demonstrações contábeis por meio do Programa de iniciação à docência (PID-UFC). Nesse âmbito, o projeto tem como objetivo a introdução da vivencia das atividades de docência e a estimulação ao interesse a carreira de docente, auxiliando o professor nas atividades propostas para os discentes matriculados nas matérias. No período de aulas remotas foi imprescindível o aluno monitor, visto que o ensino à distância via ferramentas tecnológicas é um desafio, por serem métodos novos dentro da Universidade tanto para docentes quanto para discente, os alunos precisaram ser inseridos no ambiente virtual e o professor precisou partilhar conhecimento sem que haja prejuízo no conteúdo proposto do curso. No nosso projeto de melhorar o ambiente de ensino virtual das disciplinas em questão, propomos um acompanhamento mais atencioso via aplicativos de comunicação em tempo real, tirando a dúvida dos alunos e auxiliando-os nas atividades propostas. Como uma das metodologias de avaliação escolhidas os monitores tiveram, com orientação do professor tutor, o trabalho de construção e correção de uma lista de exercícios para os discentes matriculados, além de atividades de construção de cenários para estimular o aluno a aplicação do conteúdo, foi realizado a divisão dos participantes da disciplina em grupos menores para que cada monitor acompanhasse os alunos do seu grupo. Além disso, realizamos atividades de construção da base de dados que será utilizada como material de ensino no semestre corrente. Por meio da nossa metodologia de ensino utilizada e das comunicações constantes com os discentes por meio da correção individual das atividades, obtivemos um satisfatório resultado na correção e no entendimento do conteúdo pelos alunos diminuindo as dificuldades encontradas no ensino à distância.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.