AUXÍLIO DIDÁTICO ÁS ATIVIDADES TEÓRICAS NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA GERAL PARA OS CURSOS DE QUÍMICAS
Resumo
As disciplinas de Química Geral Teóricas e experimentais, são disciplinas de grande importância na formação do aluno, pois ela aprofunda o conhecimento nos aspectos introdutórios da Química, sob a perspectiva da formação do Ensino Superior. Elas fornecem a fundamentação para que o aluno, já que são disciplinas de primeiro e segundo semestre. Devido ao seu conteúdo abrangente, a disciplina teórica apresenta uma maior dificuldade aos alunos, que necessitam assim de uma assistência mais próxima. A monitoria é uma experiência pedagógica que possibilita despertar no estudante monitor um interesse pela docência, oferecendo também um espaço de integração e aprendizado entre os alunos (monitor e alunos da disciplina), auxiliando assim o melhor desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas. O monitor pode atuar como um facilitador do aprendizado em sala de aula, auxiliando os alunos nas suas dúvidas teóricas. Na adequação do projeto de monitoria para o formato remoto, as atividades de apoio foram todas adaptadas para o formato virtual, sendo estas descritas a seguir. O apoio aos alunos da disciplina foi feito através da criação de um grupo da disciplina na rede social WhatsApp, onde nela a atividade de monitora foi realizada tirando dúvidas dos alunos. Foram também preparados exercícios através da plataforma Google Forms. Este é um aplicativo que permite a interação remota do professor com os alunos, a partir do smartphone, tablet ou computador, permitindo também usar do artificio da gamificação para elaboração de questionários de maneira interativa e lúdica, além de dar feedback em tempo real da aprendizagem do aluno. Usando esta plataforma foram preparadas questões de Química Geral que foram disponibilizadas para os alunos de forma remota resolverem, para um posterior momento virtual de discussão. Foi possível adaptar o auxílio didático às disciplinas de Química Geral para os cursos de Química, no formato remoto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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