AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NA MONITORIA À DISTÂNCIA COM ÊNFASE NA APLICAÇÃO DE SÍNTESES DE AULA COMO MANEIRA DE FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MECÂNICA DOS MATERIAIS
Resumo
Com início do isolamento social em 2020, novas metodologias de ensino tiveram que ser implementadas pelos professores. Da mesma forma, a monitoria teve que ser reinventada para que seu objetivo (auxiliar na aprendizagem dos alunos) fosse alcançado. Para isso, diversas ferramentas online foram adotadas nas atividades da monitoria: Google Drive (armazenamento de arquivos); mídias sociais (YouTube e WhatsApp) para produção de conteúdo e esclarecimento de dúvidas; além de atividades feitas à mão (listas de exercícios para os discentes exercitarem o conteúdo e sínteses produzidas pelo monitor). As sínteses reproduzem em um reduzido espaço (folha A4 escaneada e enviada aos discentes em formato jpg) as principais informações contidas em um assunto por meio de recursos visuais (figuras, gráficos) e resoluções de questões, facilitando, assim, a fixação do conteúdo. Para avaliar quais ferramentas online foram mais eficientes, um questionário online foi aplicado, o qual os alunos demonstraram seu nível de satisfação relacionado a cada uma dessas. A partir da pesquisa de satisfação realizada, concluiu-se que a ferramenta Google Drive foi a que mais atendeu às expectativas dos estudantes, provavelmente devido ao suporte de livros disponibilizado, visto que a biblioteca universitária se encontrava temporariamente fechada. Em segundo lugar, os resumos à mão foram classificados como "Satisfatórios" devido à sua característica inovadora que aproxima o aluno da matéria, esclarece eventuais dúvidas que surgem na resolução de exercícios e organiza o conteúdo de maneira sistemática. Ademais, no mesmo questionário os discentes também puderam expressar seu nível de satisfação da monitoria de modo geral, deixando claro que a mesma auxiliou em seu aprendizado. Assim, tendo em vista os resultados obtidos, conclui-se que a monitoria, através das metodologias implementadas, conseguiu atingir seu objetivo mesmo com as dificuldades adicionais devido à pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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