AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NA MONITORIA À DISTÂNCIA COM ÊNFASE NA APLICAÇÃO DE SÍNTESES DE AULA COMO MANEIRA DE FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MECÂNICA DOS MATERIAIS

Autores

  • Sinara de Aquino Sousa
  • Alexandre Miranda Mont´ Alverne
  • Evanilson de Lima Siqueira
  • Mário Sergio Oliveira Cesar Filho
  • Leonardo Melo Bezerra

Resumo

Com início do isolamento social em 2020, novas metodologias de ensino tiveram que ser implementadas pelos professores. Da mesma forma, a monitoria teve que ser reinventada para que seu objetivo (auxiliar na aprendizagem dos alunos) fosse alcançado. Para isso, diversas ferramentas online foram adotadas nas atividades da monitoria: Google Drive (armazenamento de arquivos); mídias sociais (YouTube e WhatsApp) para produção de conteúdo e esclarecimento de dúvidas; além de atividades feitas à mão (listas de exercícios para os discentes exercitarem o conteúdo e sínteses produzidas pelo monitor). As sínteses reproduzem em um reduzido espaço (folha A4 escaneada e enviada aos discentes em formato jpg) as principais informações contidas em um assunto por meio de recursos visuais (figuras, gráficos) e resoluções de questões, facilitando, assim, a fixação do conteúdo. Para avaliar quais ferramentas online foram mais eficientes, um questionário online foi aplicado, o qual os alunos demonstraram seu nível de satisfação relacionado a cada uma dessas. A partir da pesquisa de satisfação realizada, concluiu-se que a ferramenta Google Drive foi a que mais atendeu às expectativas dos estudantes, provavelmente devido ao suporte de livros disponibilizado, visto que a biblioteca universitária se encontrava temporariamente fechada. Em segundo lugar, os resumos à mão foram classificados como "Satisfatórios" devido à sua característica inovadora que aproxima o aluno da matéria, esclarece eventuais dúvidas que surgem na resolução de exercícios e organiza o conteúdo de maneira sistemática. Ademais, no mesmo questionário os discentes também puderam expressar seu nível de satisfação da monitoria de modo geral, deixando claro que a mesma auxiliou em seu aprendizado. Assim, tendo em vista os resultados obtidos, conclui-se que a monitoria, através das metodologias implementadas, conseguiu atingir seu objetivo mesmo com as dificuldades adicionais devido à pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência