AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ATIVIDADES REMOTAS APLICADAS À MONITORIA DE FARMACOLOGIA GERAL DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumo
Devido ao período pandêmico, as atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia Geral, anteriormente presenciais, tiveram que ser adequadas ao ensino remoto. Assim, objetivou-se avaliar comparativamente a participação e a recepção dos alunos da disciplina de Farmacologia Geral, no semestre 2020.1, quanto a diferentes metodologias de atividades remotas. Ao longo da disciplina foram adotadas três metodologias distintas para atividades relacionadas aos assuntos: “farmacocinética”, “neurofarmacologia” e “antimicrobianos”. As metodologias adotadas foram: leitura e interpretação de artigos, com um momento assíncrono (leitura de artigo e resolução de questionário) e outro síncrono (correção de questionário); quiz online via plataforma “Kahoot!”, atividade assíncrona (resolução de questionário, com gabarito); e bingo remoto (relacionando a ação e a nomenclatura dos fármacos), atividade síncrona. Os encontros síncronos foram realizados por conferências via Google Meet e após cada atividade os alunos responderam a um questionário de satisfação, via Google Forms, de acordo com a escala Linkert, de 1 a 5, com 5 correspondendo à “excelente” e 1 à “péssimo”. Do total de 38 alunos matriculados na disciplina, 23 (60,53%) realizaram a atividade sobre o artigo, 13 (34,21%) resolveram o quiz online e 11 (28,95%) participaram do bingo remoto. Em relação ao grau de entendimento do assunto antes da atividade de monitoria, as metodologias de artigo científico, quiz e bingo obtiveram médias de 3,34; 3,66 e 3,63, respectivamente. Já em relação ao grau de entendimento do assunto após a realização da atividade, as médias foram de 4,34; 4,00 e 4,45, respectivamente, correspondendo a um aumento de 29,94; 9,28 e 22,58%, respectivamente. De maneira geral, as três metodologias foram classificadas como “ótima” ou “excelente”, segundo o formulário. As atividades remotas de monitoria apresentadas contribuíram para o entendimento dos temas de farmacocinética, neurofarmacologia e antimicrobianos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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