AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ATIVIDADES REMOTAS APLICADAS À MONITORIA DE FARMACOLOGIA GERAL DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Igor Moreira de Almeida
  • Hendyelle Rodrigues Ferreira e Silva
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Flavia Almeida Santos

Resumo

Devido ao período pandêmico, as atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia Geral, anteriormente presenciais, tiveram que ser adequadas ao ensino remoto. Assim, objetivou-se avaliar comparativamente a participação e a recepção dos alunos da disciplina de Farmacologia Geral, no semestre 2020.1, quanto a diferentes metodologias de atividades remotas. Ao longo da disciplina foram adotadas três metodologias distintas para atividades relacionadas aos assuntos: “farmacocinética”, “neurofarmacologia” e “antimicrobianos”. As metodologias adotadas foram: leitura e interpretação de artigos, com um momento assíncrono (leitura de artigo e resolução de questionário) e outro síncrono (correção de questionário); quiz online via plataforma “Kahoot!”, atividade assíncrona (resolução de questionário, com gabarito); e bingo remoto (relacionando a ação e a nomenclatura dos fármacos), atividade síncrona. Os encontros síncronos foram realizados por conferências via Google Meet e após cada atividade os alunos responderam a um questionário de satisfação, via Google Forms, de acordo com a escala Linkert, de 1 a 5, com 5 correspondendo à “excelente” e 1 à “péssimo”. Do total de 38 alunos matriculados na disciplina, 23 (60,53%) realizaram a atividade sobre o artigo, 13 (34,21%) resolveram o quiz online e 11 (28,95%) participaram do bingo remoto. Em relação ao grau de entendimento do assunto antes da atividade de monitoria, as metodologias de artigo científico, quiz e bingo obtiveram médias de 3,34; 3,66 e 3,63, respectivamente. Já em relação ao grau de entendimento do assunto após a realização da atividade, as médias foram de 4,34; 4,00 e 4,45, respectivamente, correspondendo a um aumento de 29,94; 9,28 e 22,58%, respectivamente. De maneira geral, as três metodologias foram classificadas como “ótima” ou “excelente”, segundo o formulário. As atividades remotas de monitoria apresentadas contribuíram para o entendimento dos temas de farmacocinética, neurofarmacologia e antimicrobianos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência