AVALIAÇÃO DA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO SEMESTRE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC AO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Jose Levi Tavares Cavalcante
  • Márcia Valéria Pitombeira Ferreira
  • Luiz Matheus Ferreira Brito
  • Rayssa Rogéria da Silva Frota
  • Renan Soares
  • Roberto Wagner Bezerra de Araujo

Resumo

A pandemia de COVID-19 exigiu a adoção de normas sanitárias para combater o avanço dos casos. Por sua vez, a Universidade Federal do Ceará (UFC) suspendeu as atividades acadêmicas presenciais a partir de 17 de março de 2020, sendo um desafio para professores e alunos da Faculdade de Medicina que recorreram ao ensino a distância (EAD) para manter as atividades curriculares. A fim de comparar a percepção de aprendizado e atenção de alunos do 3º semestre do curso de medicina da UFC entre o início da adoção do EAD e o fim do semestre letivo de 2020.1, avaliando a sua adaptação e a dos docentes ao ensino a distância, foi solicitado que respondessem um formulário virtual com questões de múltipla escolha que comparavam essa metodologia com aulas tradicionais disponibilizado a eles em dezembro de 2020. Posteriormente, as respostas foram comparadas com as de um formulário semelhante enviado aos mesmos alunos em maio de 2020, durante o módulo de Processos Patológicos Gerais, feito por professores e monitores do módulo. A pesquisa teve participação de 20 alunos que responderam o formulário do fim do semestre contra 48 que responderam o formulário do módulo de Processos Patológicos Gerais. Deles, 85% consideraram as atividades EAD dos demais módulos do 3º semestre eficazes no ensino contra 81,3% da pesquisa anterior que consideraram as atividades do módulo de Processos Patológicos Gerais eficazes no ensino. Ainda, 60% do público da pesquisa aprendeu menos durante o uso do EAD que em aulas tradicionais contra 87,5% da pesquisa anterior, já quanto ao nível de atenção, 90% consideraram que sua atenção durante as aulas EAD foi menor que em aulas tradicionais contra 91,7% da pesquisa anterior. Ao solicitar que classificassem a sua adaptação e a dos professores ao EAD, 70% dos voluntários deram avaliações positivas. Portanto, percebeu-se que uma parcela menor dos voluntários avaliou negativamente o EAD no final do semestre comparando com o início das atividades a distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência