AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO MÓDULO DE ANATOMOFISIOPATOLOGIA AO ENSINO DIGITAL.
Resumo
Introdução: A pandemia do Sars-CoV 2 levou à necessidade de distanciamento social, ocasionando a suspensão das aulas presenciais e a reestruturação, de forma rápida e inesperada, para o formato digital. Isso foi ainda mais desafiador em módulos como Anatomofisiopatologia que tem como base importante aulas práticas com peças apresentando alterações morfológicas. Objetivo: Avaliar a opinião dos alunos em relação ao retorno das aulas na Faculdade de Medicina-UFC, as principais dificuldades encontradas e a qualidade do ensino digital no módulo de Anatomofisiopatologia(AFP) e seu grau de adequação ao novo formato. Metodologia: aplicado formulário Google Forms™ com 19 questões, algumas de opção SIM/NÃO, outras de gradação 0(mínimo) a 5(máximo), sobre opinião dos estudantes acerca do retorno das aulas, dificuldades encontradas e grau de adequação do módulo de AFP nesse contexto. Resultados: Das 23 respostas obtidas, o retorno das aulas na FAMED_UFC em geral foi considerado “adequado e satisfatório” para 7/30 alunos (30%), enquanto para AFP, 78% marcaram esta opção. Além de dificuldades de internet, infraestrutura e ambientais , “estado psicológico abalado pela pandemia” teve 74% de escores 3-5. O aprendizado em AFP foi considerado prejudicado pelo formato digital (57% das respostas). Mais da metade dos alunos (52%) entendeu que os conhecimentos obtidos durante o módulo de AFP não foram suficientes para sua continuidade no curso, mesmo que ATs, GDs e Casos-de- Necrópsia tenham obtido escores 3 a 5 em 65% a 78% dos questionários. O Portfólio foi considerado um eficiente método de avaliação (74%). Conclusão: a maioria dos alunos concorda com o retorno das aulas, mas é alto o índice de insatisfação com o formato. O estado psicossocial abalado pela pandemia foi frequentemente marcado. Apesar da boa adequação do módulo de Anatomofisiopatologia para o formato digital, a maioria considerou o aprendizado prejudicado, podendo dificultar o progresso no curso.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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