AVALIAÇÃO DA DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIA DO PESCADO EM ÉPOCA DE QUARENTENA.

Autores

  • Francisco Ikaro Xavier de Sousa
  • Bartolomeu Warlene Silva de Souza

Resumo

Os conceitos relacionados a disciplina de Ciência do pescado são de grande importância para a formação do engenheiro de pesca, uma vez que o consumo per capita de pescado vem crescendo anualmente. Boa parte do pescado, principalmente peixes, possui uma quantidade considerável de água em sua constituição, além de bons níveis de proteínas de alta digestibilidade, lipídeos, vitaminas e minerais, o que o torna uma excelente fonte de alimento para aquelas pessoas a procura de uma alimentação mais saudável. Contudo, esses mesmos nutrientes proporcionam um meio de desenvolvimento propício para a ação de microrganismos, tornando a carne de pescado muito perecível. Assim, a disciplina de Ciência do Pescado trata do estudo das alterações físicas e químicas que ocorrem no alimento por via autolítica, oxidativa e microbiológica, após seu processo de morte. Normalmente, na monitoria da disciplina, tanto o monitor quanto os alunos estão em contato direto com práticas laboratoriais que tem como objetivo o estudo da composição química do alimento, porém, devido a pandemia de COVID-19, foi buscado novas formas de passar conteúdo com qualidade, se adequando a nova realidade, sem prejudicar o discente. Foi formulado um novo sistema de aulas, Com slides gravados com áudio disponível onde o professor passava o conteúdo da melhor forma possível. Ao final do primeiro semestre no novo sistema, foi formulado um questionário onde os alunos puderam avaliar a qualidade das aulas e caracterizar a sua situação em relação a inclusão digital. Também foi firmado o compromisso com o aluno de realização das práticas laboratoriais assim que possível, em uma espécie de mini cursO. Todas as medidas tomadas tiveram como objetivo principal melhorar o ensino á distância para os próximos semestres e promover a segurança do aluno no período de isolamento social

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência