AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE CITOLOGIA APLICADA DO CURSO DE FARMÁCIA NO MODELO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Brenda Vanine Correia Felix
  • Rita de Cassia Carvalho Barbosa

Resumo

O distanciamento e o isolamento social impostos pelo combate à proliferação do novo coronavírus fizeram com que mudássemos diversos aspectos da nossa rotina. Quando falamos da área da educação, a principal mudança foi a transição do ensino presencial para o ensino remoto, que recomenda a transmissão em tempo real das aulas, tendo como ideia que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial, significando manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por indivíduos em diferentes localidades. O presente trabalho possui como objetivo avaliar a percepção dos estudantes acerca do aprendizado e no modelo de ensino remoto na disciplina de Citologia Aplicada do curso de Farmácia. Aplicou-se um questionário por meio da ferramenta Google Forms após o término do semestre 2020.1, realizado com 13 estudantes. Os resultados mostram que a maioria considerou que a divisão das aulas síncronas e assíncronas foi satisfatória (69,2%). Questionando se as aulas síncronas alcançaram os objetos esperados a maioria respondeu que algumas foram, mas outras não (69,2%), enquanto as aulas assíncronas alcançaram os objetivos esperados por 69,2%. 38,5% consideraram que o nível das questões nas atividades e avaliações estava de acordo com o conteúdo lecionado. 100% dos alunos responderam que o tempo destinado para realização das avaliações foi adequado. Quanto a métodos auxiliares, 46,1% consideram atividades e exercícios de avaliação extras excelentes como facilitadores do aprendizado, 38,5% consideraram regular os encontros no Google Meet para revisão e correção de atividades e 69,2% consideraram excelente a disponibilização de resumos das aulas pelas monitoras da disciplina. Em geral, pode-se observar que a metodologia utilizada obteve uma boa resposta dos alunos, confirmando a satisfação majoritária com a forma de apresentação da disciplina diante do modelo remoto de aulas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência