AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE VÍDEO SOBRE SONDAGEM E ALIMENTAÇÃO, ELABORADO POR MONITORES DE NUTROLOGIA, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA ALUNOS DO MÓDULO
Resumo
Introdução: O conhecimento acerca dos cuidados envolvidos na sondagem e na alimentação de pacientes, de fato, é de extrema importância para os estudantes de Medicina, tendo em vista o contato diário que estes terão com esses aspectos em seu cotidiano médico e a importância da execução correta de procedimentos envolvidos nessa temática para o bom prognóstico do paciente. Aliando isso à importância da iniciação à docência dos universitários, é válido analisar como a associação desses fatores é benéfica para os estudantes. Metodologia: Aplicação de questionário online (via Google Forms), composto por cinco questões de múltipla escolha, e disponibilização de vídeo explicativo, elaborado pelos monitores, acerca dos cuidados aliados à sondagem e à alimentação de pacientes. Os participantes eram todos alunos do 5º semestre de Medicina durante 2020 (N=29). O mesmo questionário foi respondido pelos mesmos alunos antes de assistirem ao vídeo (AV) e depois de assistirem ao vídeo (DV). Objetivo: Avaliar a eficácia do vídeo na fixação do conteúdo de sondagem e alimentação para os estudantes que cursavam o módulo de Nutrologia em 2020. Resultados: De forma geral, os alunos demonstraram maior ou igual conhecimento acerca do conteúdo após assistirem ao vídeo. Do total de 29 alunos que participaram da atividade, 13 (44,83%) obtiveram melhor nota DV em relação à AV, enquanto outros 14 (48,27%) mantiveram a mesma nota, sendo que 9 deles já haviam atingido nota máxima no 1º teste (AV). Apenas 2 alunos diminuíram seu rendimento. Ademais, a questão com menor índice de acertos no momento AV (16/29 respostas corretas) alcançou 25/29 respostas corretas no DV, alterando a porcentagem de acertos desta de 55,2% para 86,2% Conclusão: Tendo em vista o aproveitamento dos estudantes em relação ao vídeo de monitoria e ao desempenho destes em relação às questões, demonstra-se que essa atividade tem grande valor para o conhecimento dos alunos do módulo e para a iniciação à docência dos monitoresPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.