AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO ENSINO A DISTÂNCIA DE UM GRUPO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA DO MÓDULO DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO

Autores

  • Breno Wellington Mesquita Silveira
  • Carlos Eduardo Lopes Soares
  • Igor Carneiro Rodrigues
  • Juliana Oliveira Gurgel
  • Fernando Antonio Siqueira Pinheiro

Resumo

INTRODUÇÃO:O ensino à distância (EAD) é uma modalidade educacional que tem ganhado bastante notoriedade nos últimos anos. O surgimento e avanço das tecnologias, foi o fator causal que permitiu a rápida difusão e popularidade desse método. Apesar disso, algumas faculdades, em especial a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC), devido a exigência de exímias habilidades práticas e de intenso contato com outros indivíduos (principalmente pacientes), pouco se familiarizou com essa ferramenta educacional. OBJETIVOS: Avaliar a experiência de um grupo de 7 acadêmicos do 5° semestre da FAMED-UFC a cerca do ensino a distância e do método de monitoria em grupos. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo transversal, por meio de questionário online e anônimo criado por meio do Google Forms®, que foi disponibilizado para os participantes via redes sociais. Os participantes pertenciam a um grupo de estudos de cirurgia digestiva que era conduzido por 4 monitores e que se reuniam semanalmente de forma virtual para discussões de casos clínicos e tira-dúvidas. RESULTADOS: O questionário contou com duas perguntas: (1) “em relação as aulas teóricas, o ensino a distância altera a forma como você se interessa pelo conteúdo exposto?” e (2) “os monitores conseguiram esclarecer dúvidas e auxiliar no melhor aprendizado do conteúdo?”. Em relação a primeira pergunta 100% dos alunos afirmaram que o método EAD alterava seus interesses pelo conteúdo, sendo que 5 (71,4%) afirmaram que esse método tornava o conteúdo menos interessante e 2 (28,6%) que tornava conteúdo mais interessante. Houve 100% de concordância na segunda pergunta. CONCLUSÃO: O ensino a distância, ainda é um método pouco explorado e utilizado no contexto da FAMED-UFC, onde a maioria dos estudantes o consideram como fator de desinteresse em relação ao assunto abordado quando comparado ao método tradicional presencial, mesmo que esse método tenha sido capaz de esclarecer dúvidas e auxilia em seus aprendizados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência