AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE ALUNO, MONITOR E PROFESSOR POR MEIO DE MÍDIAS DIGITAIS NA DISCIPLINA DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL NA MODALIDADE REMOTA.

Autores

  • Lucas dos Santos Moura
  • Larissa Morais Ribeiro da Silva

Resumo

O desenvolvimento de novos meios digitais de comunicação, a exemplo das redes sociais, vem facilitando a interação aluno-professor. Com a suspensão das aulas presenciais, em virtude da situação pandêmica atual, estas ferramentas, bem como a utilização da monitoria, mostraram-se essenciais à eficiência do ensino na modalidade remota, visto que viabilizam uma ponte entre alunos e docentes nas disciplinas acadêmicas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação dos discentes da disciplina de Processamento de Produtos de Origem Vegetal quanto à interação com o monitor e o professor viabilizada pela utilização de um aplicativo de mensagens instantâneas. Após a certificação de que todos os alunos tinham condições tecnológicas suficiente para suprir as necessidades remota da disciplina criou-se um grupo no Whatsapp que foi usado para o envio dos links de direcionamento das aulas e atividades remotas, contando com a participação dos alunos e do monitor, responsável por facilitar o esclarecimento de dúvidas e acelerar o contato com o professor através do aplicativo durante todo o semestre. A coleta de dados da pesquisa realizou-se através de um questionário de satisfação usando a plataforma Google Forms, enviado para todos os alunos que concluíram a disciplina em 2020.1. Os resultados mostraram que 100% da turma concordou que o uso do grupo do WhatsApp foi essencial para o desenvolvimento e a conclusão da disciplina, e que o auxílio da monitoria contribuiu para acelerar e melhorar a interação entre aluno e professor. Observou-se que 96,9% dos alunos tiveram o interesse e a oportunidade de desenvolver suas atividades com o auxílio do monitor, dentre os quais 100% mostraram-se satisfeitos com o apoio fornecido. Nesse sentido, pode-se concluir que as mídias sociais contribuíram para a eficiência da relação aluno, monitor e professor na modalidade remota.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência