AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE ATIVIDADES DE REVISÃO PELO CLASSROOM COMO FORMA DE CONSOLIDAR O APRENDIZADO NO MÓDULO DE NEFROLOGIA
Resumo
Introdução: Com a COVID-19, as atividades educacionais foram realizadas, majoritariamente, à distância em 2020. As ferramentas tecnológicas ganharam destaque no âmbito educacional. Assim, é importante avaliar a percepção dos alunos sobre atividades realizadas a partir desse processo, atendo-se, aqui, particularmente às de revisão realizadas durante o módulo de Nefrologia. Metodologia: Durante o módulo, foram disponibilizadas, semanalmente, atividades de revisão na plataforma Google Classroom, com questões objetivas elaboradas pelos monitores acerca de tema previamente abordado em aula pelos professores. Ao fim do módulo, foi repassado para a turma um formulário a ser respondido anonimamente, objetivando avaliar a percepção que os alunos tiveram das atividades em 4 aspectos: realização destas; relevância para fixação do conteúdo abordado no módulo; utilidade como forma de estudo para a prova; recomendação da continuidade nos semestres seguintes. Os resultados passaram por análise estatística simples pela própria plataforma do Google. Resultados: Dos 82 que realizaram as atividades, 53 (64,63%) responderam ao formulário. Destes, 35 (66%) realizaram todas as atividades, 17 (32,1%) a maioria e 1 (1,9%) nenhuma. Quanto à relevância como forma de consolidação do conteúdo, 32 (60,4%) assinalou que foi muito importante, 16 (30,2%) moderadamente, 5 (9,4%) indiferente. Já quanto à utilidade das atividades para a prova, 25 (47,2%) acreditam que foi muito útil, 20 (37,7%) que foi moderadamente e 8 (15,1%) indiferente. Sobre a continuidade nos semestres seguintes, 30 (56,6%) concordaram totalmente que seria proveitoso, 17 (32,1%) parcialmente e 6 (11,3%) assinalaram como indiferente, mas nenhum discordou. Conclusão: De forma geral, os alunos apresentaram excelentes índices de participação nas atividades, tendo se beneficiado como forma de consolidação do conteúdo e até como revisão para a prova, o que se reflete em sua concordância com a continuidade do projeto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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