AVALIAÇÃO DA REPERCUSSÃO DA MONITORIA EXPOSITIVA SOBRE O CONHECIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA SÍNDROME METABÓLICA
Resumo
INTRODUÇÂO: A Síndrome Metabólica (SM) compreende um conjunto de alterações metabólicas e fisiológicas que geram ao indivíduo maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e endocrinológicas, como Diabetes Mellitus tipo 2. É relevante no contexto da saúde pública tendo em vista sua prevalência aumentada juntamente ao cenário epidêmico de obesidade no Brasil. OBJETIVO: Compreender o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre a SM e analisar a melhora da compreensão dos alunos sobre o assunto após a monitoria expositiva. METODOLOGIA: Foram aplicados dois testes, ambos iguais, cada um com 5 questões sobre a SM. O primeiro teste foi aplicado antes da monitoria expositiva sobre o assunto. Após a monitoria, os mesmos alunos repetiram o teste. A atividade foi realizada em conjunto com a Liga de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina e foi aplicada em uma turma do 1º semestre do curso de Medicina, com adesão de 70 alunos. RESULTADOS: A análise dos testes anteriores à monitoria mostrou uma média de assertividade de 3,2 questões, do máximo de 5, representando 64% de assertividade apenas com o conhecimento prévio dos alunos sobre a SM. Após a monitoria e a apresentação de casos clínicos, os 70 alunos refizeram o teste com as mesmas questões, cuja média de acertos foi de 4,6 questões, representando 92% de assertividade. Obtêm-se, assim, o aumento absoluto de 28% e o aumento relativo de 43% (média posterior/média anterior) na quantidade média de acertos dos alunos. CONCLUSÃO: Os alunos do 1° semestre mostraram um repertório mediano acerca do conhecimento prévio sobre a Síndrome Metabólica. Observando o aumento relativo de 43% no índice de assertividade, entende-se como bastante relevantes a realização de atividades de monitoria expositivas como método aliado à consolidação do conhecimento pelo corpo discente. As monitorias não só buscam uma aproximação dos alunos com o conhecimento científico, mas provam ser realmente essenciais para o aprendizado deles.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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