AVALIAÇÃO DA RETENÇÃO DE CONHECIMENTO A LONGO PRAZO UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM TIME TBL PARA O ESTUDO DA ANATOMIA DO SISTEMA ENDÓCRINO

Autores

  • Michael Douglas Ribeiro Sales
  • Gabriel Jackson Lima Leite
  • Guilherme Rodrigues Lima
  • Domingos Antonio Clemente Maria Silvio Morano
  • Ana Luiza Timbó Nunes Timbó Castro
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Introdução: Dispondo do propósito de facilitar o aprendizado em Anatomia Humana, é fundamental a intervenção do professor através de estratégias de ensino potencialmente significativas, visando solidificar de uma forma eficiente os conhecimentos anatômicos do discente. Diante disso, cabe a análise referente a possibilidade da Aprendizagem Baseada em Equipes(ABE), do Inglês Team-Based Learning(TBL), reter conhecimento a longo prazo, no sentido de comprovar sua eficácia no processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Investigar se o método de ensino TBL(Team-Based Learning) promove uma retenção de conhecimento a longo prazo. Metodologia: Foi realizado um estudo analítico transversal com abordagem quantitativa com 30 estudantes do curso de Farmácia. Para análise dos dados, foi utilizado o teste de normalidade Shapiro-Wilk e para comparação dos dados o teste t de Student. Para análise dos dados foi utilizado o programa Graph Pad Prism versão 6, sendo considerado significativo os dados que apresentaram o p<0,05. Resultados: Verificou-se que 63,3% dos participantes eram do sexo feminino, enquanto que 33,7% eram do sexo masculino. Observou-se que 93,3% dos estudantes responderam que o método TBL é eficaz no processo ensino-aprendizagem, enquanto que 6,7% responderam que seria o ensino tradicional; Quando comparado o TBL com o ensino tradicional, 83,3% dos alunos afirmaram que o TBL produzia aprendizagem significativa. Observou-se uma diferença estatisticamente significativa entre o número de acertos quando comparado com os erros p<0,05. Conclusão: Constatou-se que o TBL promove retenção de conhecimento a longo prazo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência