AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES REMOTAS REALIZADAS NA DISCIPLINA DE MPOA 2020.1

Autores

  • Tiago Nascimento dos Santos
  • Antonio Silva
  • Gizele Almada Cruz
  • Francisca Lívia de Oliveira Machado
  • Juliane Doering Gasparin Carvalho

Resumo

A pandemia do novo coronavírus impactou em todas as atividades globais. Em meio a essas condições assustadoras e conturbadas, praticamente nenhuma Instituição estava preparada para lidar com essa situação. Houve necessidade de adaptação, buscando maneiras de superar as dificuldades e prosseguir com os estudos nas disciplinas. Alternativas foram fundamentais para manter o vínculo entre o estudante e o curso, a fim de diminuir as taxas de evasão no ensino remoto. Foram utilizadas ferramentas online, mais democráticas possíveis, onde todos os alunos fossem alcançados, para tentar evitar que as desigualdades educacionais, já existentes nas redes de ensino, aumentassem ainda mais. Um formulário de pesquisa criado na plataforma Google Forms, foi empregado na disciplina de Matérias-Primas de Origem Animal (MPOA) no semestre de 2020.1. Foram abordados temas relacionados à saúde física e mental, disponibilidade de internet e local adequado para realização de atividades. Com base nos resultados da pesquisa realizada com 40 alunos da disciplina de MPOA, somente 3 avaliaram estar com a saúde mental ótima para realizar as atividades, os 37 demais relataram oscilações depressivas e até mesmo uso de medicações para conter ansiedade. O local de estudo e realização de atividades interfere bastante na concentração e no aprendizado, e somente 13 estudantes possuem local de estudo privado. Visto isso, pode-se concluir que a aplicação do ensino remoto é uma excelente proposta para contornar esse cenário pandêmico, porém a maior parte dos estudantes não possui aparato para usufruir desse recurso, já que muitos não possuem local adequado de estudo e não possuem saúde mental e emocional estável, o que afeta muito a questão do aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência