AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR PELOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Caio Braga de Sousa
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 lançou diversos desafios ao ensino médico em nosso país. Nesse período, a legislação para os cursos de medicina foi alterada para incluir aulas remotas teórico-cognitivas. Entretanto, no caso de disciplinas que exigem o contato direto com pacientes, como manter as aulas remotas sem comprometer a qualidade na formação? Foi nesse âmbito que foram implementadas aulas gravadas pelos monitores da disciplina de semiologia médica para alunos do 4° período, bem como a realização de atividades práticas em laboratório de habilidades disponível na Faculdade de Medicina. Os temas abordados pelos monitores foram divididos de acordo com o programa de ensino. Um desses tópicos, o de semiologia cardiovascular, é considerado pré-requisito para a disciplina de clínica e cirurgia cardiovascular já no 5° semestre. OBJETIVO: O presente trabalho pretendeu a avaliação, por parte dos alunos, das estratégias desenvolvidas para a continuação do treinamento médico em semiologia cardiovascular durante o retorno gradual do semestre 2020.1 em novembro. MÉTODOS: O conteúdo foi desenvolvido inicialmente como aula online de revisão para as provas da disciplina. Posteriormente, uma aula prática de exame físico cardiovascular foi organizada para receber pequenos grupos de alunos em rodadas de demonstrações, todos com máscaras e respeitando do distanciamento social. Posteriormente, um questionário em Google Forms foi aplicado para avaliação da experiência por parte dos alunos. RESULTADOS: De modo preliminar, 69,2% dos alunos responderam que as aulas práticas foram fundamentais para as provas da disciplina. Já para 76,9%, o conteúdo foi abordado de forma adequada. 42,3% responderam que o nível de aprendizado foi graduado como 8 ou mais, numa escala de 0 a 10. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que houve boa aceitação dos alunos à metodologia empregada para aprendizado do conteúdo de semiologia cardiovascular considerando os desafios impostos pela pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência