AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR PELOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 lançou diversos desafios ao ensino médico em nosso país. Nesse período, a legislação para os cursos de medicina foi alterada para incluir aulas remotas teórico-cognitivas. Entretanto, no caso de disciplinas que exigem o contato direto com pacientes, como manter as aulas remotas sem comprometer a qualidade na formação? Foi nesse âmbito que foram implementadas aulas gravadas pelos monitores da disciplina de semiologia médica para alunos do 4° período, bem como a realização de atividades práticas em laboratório de habilidades disponível na Faculdade de Medicina. Os temas abordados pelos monitores foram divididos de acordo com o programa de ensino. Um desses tópicos, o de semiologia cardiovascular, é considerado pré-requisito para a disciplina de clínica e cirurgia cardiovascular já no 5° semestre. OBJETIVO: O presente trabalho pretendeu a avaliação, por parte dos alunos, das estratégias desenvolvidas para a continuação do treinamento médico em semiologia cardiovascular durante o retorno gradual do semestre 2020.1 em novembro. MÉTODOS: O conteúdo foi desenvolvido inicialmente como aula online de revisão para as provas da disciplina. Posteriormente, uma aula prática de exame físico cardiovascular foi organizada para receber pequenos grupos de alunos em rodadas de demonstrações, todos com máscaras e respeitando do distanciamento social. Posteriormente, um questionário em Google Forms foi aplicado para avaliação da experiência por parte dos alunos. RESULTADOS: De modo preliminar, 69,2% dos alunos responderam que as aulas práticas foram fundamentais para as provas da disciplina. Já para 76,9%, o conteúdo foi abordado de forma adequada. 42,3% responderam que o nível de aprendizado foi graduado como 8 ou mais, numa escala de 0 a 10. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que houve boa aceitação dos alunos à metodologia empregada para aprendizado do conteúdo de semiologia cardiovascular considerando os desafios impostos pela pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.