AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADA À DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA DO CENTRO DE TECNOLOGIA UFC DESENVOLVIDAS NAS ATIVIDADES DE ÂMBITO MANUAL

Autores

  • Gleyce Lopes Rolim
  • Eugenio de Castro
  • Cely Martins Santos Alencar
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

Em uma metodologia ativa o aluno aprende praticando, interagindo e construindo e isso com um contato maior com o objeto de estudo e com os demais colegas, promovendo assim o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o objeto de estudo, promovendo uma maior comunicação entre seus colegas, além da colaboração e criatividade (soft skills). Assim os próprios discentes constroem seu conhecimento tendo a possibilidade de protagonizar a maior parte desse processo de aprendizagem. Com o cenário de aulas online a Monitoria da disciplina de Geometria Descritiva (GD) da Universidade Federal do Ceará tem como objetivo desenvolver no corpo discente mediante o projeto a cognição espacial (leitura e interpretação) e representação (normas, projeções, intro à projetos) que vem através deste trabalho relatar as atividades realizadas pela mesma. Dispondo de ferramentas digitais e o auxílio de instrumentos de desenho técnico, o presente trabalho apresenta como metodologia as pedagogias aplicadas de taxonomia de Bloom e o PBL (utilizando os objetivos instrucionais: cognitivo, psicomotor e afetivo) contando com as tecnologias para atender a abordagem de métodos ativos no ambiente remoto. Sendo assim, para avaliar as metodologias ativas aplicadas às disciplinas de geometria descritiva, foram adotados os seguintes critérios de avaliação: diagnósticas, somativas e formativas. Frente a isso, foi possível garantir a aplicação, de forma eficiente, da metodologia e com resultados positivos em sala de aula, podendo-se averiguar uma baixa evasão no acompanhamento da disciplina e um alto índice de aprovação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência