AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS ÀS DISCIPLINAS DE DESENHO PARA ENGENHARIA E GEOMETRIA DESCRITIVA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFC DESENVOLVIDAS NAS ATIVIDADES DE ÂMBITO COMPUTACIONAL

Autores

  • Eugenio de Castro
  • Cely Martins Santos Alencar
  • Gleyce Lopes Rolim
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

A pesquisa envolveu três docentes e dois bolsistas e objetivou identificar a viabilidade de aplicação de metodologias digitais que incluíssem metodologias ativas de ensino e aprendizagem, apoiadas nas Diretrizes Curriculares de Engenharia. Para isso, o uso dos meios digitais em promover a integração no panorama atual, torna-se essencial. Assim, no cenário das aulas remotas buscou-se inserir metodologias ativas e avaliar de forma qualitativa as dificuldades enfrentadas para aplicar essas metodologia e também os resultados quando a avaliação dos alunos. Em virtude da pandemia e dispondo de ferramentas digitais foram utilizadas a plataforma Google Meet, para webconferência, associado às tecnologias de computação gráfica como o AutoCAD e SketchUp, além da produção de vídeos práticos para execução dos desenhos e o ambiente virtual SIGAA, o presente trabalho apresenta a experiência da implantação de metodologias pedagógicas aplicadas de taxonomia de Bloom e o Problem Based Learning (PBL) (utilizando os objetivos institucionais: cognitivo, psicomotor e afetivo) contando com as tecnologias para atender a abordagem de métodos ativos no ambiente remoto. Com o objetivo de desenvolver e avaliar o desempenho cognitivo (conhecimentos), psicomotor dos alunos foi aplicado métodos tradicionais de avaliação de trabalhos digitais como TP's, TC’s e AP’s onde foram desenvolvidos critérios para correção e pontuação específicos para os trabalhos voltados para à construção de desenho técnico e com uma abordagem na classificação de feições geométricas. Os GT’s foram avaliados por dinâmicas em grupos virtuais e Whatsapp para o desenvolvimento de projetos específicos da área de cada curso. Os Resultados apontam para uma baixa evasão no acompanhamento da disciplina, além de uma boa aceitação e evolução do trabalho desenvolvido mediante aplicação de questionários diagnósticos, antes, durante e após o semestre finalizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência