AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA BÁSICA DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Pedro Nonato da Silva Junior
  • Caroline Sampaio Pinto
  • Jessyca Nogueira Norberto
  • Juliana Navarro Ueda Yaochite

Resumo

A pandemia da COVID-19 impactou o modo de vida do mundo inteiro e várias medidas foram adotadas para reduzir o contágio, dentre elas o isolamento social e fechamento provisório de escolas e universidades no Brasil de acordo com a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC nª 343, de 17 março de 2020. Dentro dessa nova realidade, os docentes tiveram o desafio de adaptar suas respectivas metodologias de ensino presenciais para o âmbito do ensino remoto emergencial. Desta forma, o presente trabalho destinou-se a avaliar a percepção dos discentes acerca das atividades realizadas nas aulas da Disciplina de Imunologia Básica no semestre 2020.1 e seu aproveitamento no modelo de ensino remoto. Para isso, aplicou-se um questionário com 5 perguntas via Google Forms ao final do semestre letivo correspondente, e foi solicitado aos alunos matriculados que o respondessem. Dentre as 29 respostas obtidas, 69% consideraram a dificuldade da disciplina como moderada, mesmo que a maioria dos entrevistados afirmou que as metodologias de ensino da docente, adaptadas a este novo cenário foram muito boas (48,3%) e a didática do material de aula proposto foi considerada excelente (44,8%). Destaca-se que, além da disponibilização prévia dos matérias didáticos, a docente realizava encontros virtuais semanalmente afim de sanar as dúvidas que os alunos tivessem ao estudar o material. Cerca de 51,7% dos discentes avaliaram como muito boa a relevância desses encontros para seus respectivos aprendizados. As principais sugestões apontadas para melhorar a experiência no aprendizado englobaram o uso de aplicativos de aprendizado dinâmicos, como kahoot e socrative, e a disponibilização das aulas em outras plataformas digitais, como o youtube. Dessa forma, conclui-se que adaptação das metodologias de ensino para o modelo remoto emergencial foi capaz de suprir as necessidades de aprendizado dos alunos da disciplina de imunologia básica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência