AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO COM USO DE FERRAMENTA DIGITAL NO ENSINO REMOTO DE PARASITOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Nayara Silva Lima
  • José Igor de Oliveira Jacó
  • Natasha Maria Lima Pinheiro
  • João Lucas Quinderé Saraiva
  • Liviane Maria Alves Rabelo
  • Maria de Fatima Oliveira

Resumo

A disciplina de Parasitologia Básica é ofertada no quinto semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, obrigatória com 4 créditos abordados de forma teórica e prática no contexto da disciplina. Com a pandemia de SARS-CoV-2 e a necessidade de distanciamento social, novas metodologias ativas de aprendizagem tiveram de ser desenvolvidas para manutenção do ensino, principalmente de forma remota. Avaliar a satisfação dos alunos quanto a metodologia de revisão de conteúdo como elemento de ensino-aprendizagem. O método consiste na resolução de 20 questões aplicadas por meio de ferramenta digital durante o ensino remoto da disciplina de Parasitologia Básica. Foram desenvolvidas questões referentes aos conteúdos abordados da disciplina, as quais foram disponibilizadas em um aplicativo online e respondidas em grupo no prazo de uma hora. Após esse momento, os monitores resolveram todas as questões de forma didática e com resolução de dúvidas. Para avaliação da satisfação dos alunos quanto as atividades, foi disponibilizado um formulário online. Na percepção dos alunos 36 (97,3%) concordaram que as atividades desenvolvidas contemplaram o conteúdo abordado na disciplina, 37 (100%) dos alunos concordaram que as atividades desenvolvidas auxiliaram no aprendizado ou fixação dos conteúdos abordados na disciplina e 35 (94,6%) dos alunos concordaram que a metodologia desenvolvida deve ser mantida nos próximos semestres da disciplina. Conclui-se que a metodologia de ensino desenvolvida e aplicada durante o ensino remoto foi bastante satisfatória contribuindo de forma ativa para a construção, compreensão e fixação do conteúdo ministrado na disciplina. Além, de minimizar os impactos da pandemia e manter a segurança da saúde dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência