AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA E FERRAMENTAS DE APOIO ÀS ATIVIDADES DE MONITORIA PARTICIPATIVA NAS DISCIPLINAS DE MECÂNICA

Autores

  • Mario Sergio Oliveira Cesar Filho
  • Alexandre Miranda Mont'alverne
  • Sinara de Aquino Sousa
  • Evanilson de Lima Siqueira
  • Leonardo Melo Bezerra

Resumo

Com a necessidade de suspensão das aulas presenciais motivada pela pandemia do Coronavírus, o ensino à distância foi visto como solução provisória à continuação das atividades acadêmicas. Dessa forma, surgiu a necessidade da busca por ferramentas tecnológicas que servissem como elo entre docente e discente, além de formas de estímulo à participação dessa maneira de aprendizagem para que o conhecimento fosse assim construído. A metodologia ativa baseada na aprendizagem por problematização foi experimentada como forma contornar essas dificuldades, na tentativa de manter o aluno desejoso de construir o seu conhecimento. Este artigo retrata uma abordagem de metodologia participativa, na qual foram avaliadas as ferramentas de comunicação com a turma e as atividades semanais encaminhadas aos estudantes. Nessas avaliações, os estudantes demonstraram satisfação pela comunicação rápida e informal fornecida pelo aplicativo WhatsApp, e pelo uso do Google Drive como plataforma de organização das atividades. Recomenda-se, portanto, ambos a serem utilizados em outras monitorias. Mesmo com o conteúdo sendo apresentado pelo professor antes da distribuição das atividades aos alunos, e com o monitor disponível a quase qualquer momento via WhatsApp, alguns alunos ainda sentiram dificuldades no desenvolvimento individual do que foi proposto, sugerindo que o monitor resolvesse ao menos alguma questão como exemplo antecipadamente à cobrança dos exercícios. Houve ainda a sugestão da produção de vídeos explicativos da solução dos problemas previamente disponibilizados e de um maior engajamento do uso de algoritmos computacionais na solução desses problemas, que foram implementados em alguns tópicos da disciplina com a utilização do pacote comercial MATLAB®. Por fim, com a consolidação da disciplina, percebeu-se que as notas dos alunos com maior participação foram significativamente superiores às do restante da turma, demonstrando um resultado positivo da aplicação da metodologia proposta.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência