AVALIAÇÃO DISCENTE DO MÓDULO DE IMUNOPATOLOGIA EM ENSINO REMOTO

Autores

  • Alexia Rangel de Castro
  • Vitória Azevedo Albuquerque
  • Luiz Guilherme Vasconcelos Barbosa
  • Jéssica Brilhante Vasconcelos
  • Lilia Maria Carneiro Câmara
  • Lucas de Lima Nogueira

Resumo

Introdução: O módulo de Imunopatologia do 3º semestre de Medicina foi reestruturado para um modelo virtual devido à pandemia. Objetivo: Avaliar opiniões dos alunos acerca do impacto do módulo na aprendizagem. Metodologia: Análise quanti e qualitativa dos dados obtidos com questionário, utilizando o Google Forms, de caráter anônimo e voluntário, disponibilizado ao final do semestre. Resultados: De 80 alunos matriculados, 45 (56,2%) responderam. 51,1% afirmaram que a preparação dos professores para o modelo virtual foi adequada, destacando seu empenho. 42,2% preferem o Grupo Tutorial (GT) presencial; 17,8%, virtual; 26,7%, não têm preferência; e 13,3% não gostam da atividade. 51,1% preferem aulas teóricas virtuais assíncronas, e 37,8%, presenciais. 46,7% consideram o Painel Virtual com 3 convidados excelente; 44,4%, bom; e 8,9%, regular; sendo relatado que promove abordagem atrativa do conteúdo. 44,4% acharam a Consultoria excelente, 48,9%, boa e 6,7%, regular; todavia, muitos alunos não participaram, comentando que usaram o tempo para assistir às aulas e estudar. 86,7% acharam as questões dos Problemas do GT adequadas, sendo caracterizadas como estimulantes ao aprendizado; 64,4% referiram que o tempo para resposta foi suficiente e 40%, que a correção foi condizente, havendo críticas em relação à correção, à insuficiência de feedback e de tempo para responder e a conteúdos cobrados. Quanto ao aspecto favorito da Imunopatologia, os GTs e a organização do módulo tiveram notoriedade, bem como a flexibilização e disponibilidade de tempo, os professores, o conteúdo, o estudo em casa e o modelo de avaliação. Quanto ao que poderia ser mudado, tiveram destaque a não obrigatoriedade dos mapas conceituais e a longa duração de aulas, com sugestão de aulas assíncronas de curta duração e atividades práticas presenciais. Conclusão: Os alunos ficaram satisfeitos com o modelo de ensino remoto utilizado, e as sugestões feitas servirão para melhorar as próximas edições do módulo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência