AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA E APLICADA ATRAVÉS DA VÍDEO-AULA DA PRÁTICA “PROVAS BIOQUÍMICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE BACILOS GRAM NEGATIVOS NÃO FERMENTADORES"

Autores

  • Lara Rafaelly Lopes Carneiro
  • Vitória Pessoa de Farias Cabral
  • Amanda Dias Barbosa
  • Helio Vitoriano Nobre Junior

Resumo

Devido à pandemia do COVID-19, fez-se necessária a busca por novas ferramentas na educação, principalmente metodologias de ensino remotas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da apresentação em vídeo da aula prática “Provas bioquímicas de identificação de bacilos Gram negativos não fermentadores” no aprendizado dos alunos matriculados na disciplina de Microbiologia Básica e Aplicada no semestre de 2020.1. Assim, foi produzido um vídeo sobre esta aula e desenvolvido um questionário contendo sete perguntas, de forma que cinco destas foram referentes ao conteúdo abordado, uma acerca da própria percepção do aluno sobre seu conhecimento relacionado ao tema, e outra sobre o método utilizado para apresentação da aula. Neste sentido, um total de 32 alunos responderam ao questionário, onde os acertos variaram entre 93,8% e 100%, o que reflete que os alunos, em sua maioria, demonstraram conhecimento sobre o tema da aula. Em relação a percepção dos alunos acerca do seu conhecimento sobre o assunto abordado, 56,3% o classificou como bom, 37,5% em ótimo e 6,3% como regular. Ademais, 50% dos alunos concordaram totalmente e 46,9% concordaram que a apresentação da aula de “Provas bioquímicas de identificação de bacilos Gram negativos não fermentadores” através de vídeo foi uma metodologia de ensino positiva para aprendizagem. Portanto, conclui-se que a exposição da vídeo-aula como método de ensino foi relevante para o aprendizado dos alunos de um modo geral, mesmo em meio a situações adversas, como a pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência