AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA UTILIZANDO VÍDEOS DEMONSTRATIVOS SOBRE HEMOCULTURA E CULTURA DE PONTA DE CATETER COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

Autores

  • Octavio Vital Baccallini
  • Lara Elloyse Almeida Moreira
  • Vitoria Pessoa de Farias Cabral
  • Giovanna Riello Barbosa Correia
  • Cecilia Rocha da Silva

Resumo

INTRODUÇÃO: Infecções da corrente sanguínea são de grande importância diagnóstica, com comum origem no ambiente hospitalar, podendo estar associadas a utilização de equipamentos intravasculares, como cateteres. São infecções que estão associadas à um aumento da morbidade e mortalidade de pacientes acometidos, e por isso é um tema importante para formação de profissionais farmacêuticos. Com a pandemia de COVID-19 em curso, tornou-se necessária a utilização de diferentes estratégias na educação de modo a permitir o ensino em ambiente virtual. Nesse contexto, vídeos demonstrativos surgem como opção didática. OBJETIVO: Avaliar o aprendizado dos alunos da disciplina de Microbiologia Clínica no semestre de 2020.1 a partir de vídeos-demonstrativos sobre a aula prática de Hemocultura e cultura de Ponta de cateter, assim como avaliar a relevância dessa estratégia para o aprendizado. METODOLOGIA: Foram gravados dois vídeos demonstrativos, um para cada prática, os quais foram enviados para os alunos pela plataforma do Google Sala de Aula. Posteriormente, utilizando o Google Formulários, foi aplicado um questionário avaliativo contendo 11 perguntas sobre o conteúdo dos vídeos e 1 pergunta sobre a relevância dos vídeos para o aprendizado. RESULTADOS: Foram obtidas 25 respostas. Sobre o vídeo da prática de cultura de cateter, nas perguntas a respeito do conteúdo foi obtida uma média de 75% de acertos, variando de 40% até 92%; em relação ao vídeo sobre hemocultura, a média de acertos foi de 67%, variando entre 48% e 84%; sobre a relevância dos vídeos para o aprendizado, 84% opinaram para muito relevante e 16% para relevante. CONCLUSÃO: Os vídeos são opções relevantes para o ensino, cumprindo seu objetivo de estratégia no aprendizado. Contudo, tendo em vista a variação de acertos nas questões referentes ao conteúdo, é relevante considerar a associação de outras ferramentas didáticas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência