AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ENTRE ESTUDANTES DO INTERNATO
Resumo
Introdução: Insuficiência cardíaca é uma das comorbidades mais prevalentes na prática médica e o conhecimento adequado de sua farmacologia é de extrema importância para a tomada adequada de condutas. Objetivos: Avaliar o conhecimento de farmacologia da insuficiência cardíaca entre os estudantes do internato. Metodologia: Um formulário digital (GOOGLE FORMS) foi criado e enviado para diversos dos alunos do internato. O formulário continha 5 questões retiradas dos FAFs realizados pelos alunos do 4º semestre da FAMED-UFC. Resultados: 38 alunos (6 i1, 6 i2, 12 i3 e 14 i4) responderam o questionário, possuindo uma nota média de 8. Foi observado uma média maior entre os alunos do último semestre do internato (9,14). Comparando a média entre os alunos dos dois últimos semestre com dos dois primeiros, houve diferença de 8,3 para 6,5. 34% (13/38) dos alunos, cometeram erros na questão acerca da abordagem de um paciente com edema agudo de pulmão e a conduta a ser tomada imediatamente e após, sendo o maior percentual de erros. 28/38 (73,7%) dos alunos sabiam mecanismo de ação da combinação de hidralazina com nitrato para o tratamento da IC. 35/38 (92%) dos dos alunos sabiam o mecanismo de ação da digoxina. 31/38 (81,6%) dos dos alunos sabiam que beta-bloqueadores reduzem mortalidade em paciente com IC. 32/38 (84,2%) dos alunos sabiam quais eram as classes medicamentosas que reduzem mortalidade em um paciente com IC. Conclusão: O internato é o período de maior aprendizado prático para o estudante de medicina. A nota mais elevada dos estudantes dos últimos semestres do internato em relação aos demais demonstra como a experiência e a repetição de casos podem facilitar o aprendizado. A grande quantidade de erros em uma questão sobre abordagem clínica ressalta a importância de conciliar o módulo de farmacologia com a rotina médica. Esse ano diversas atividades com casos clínicos foram realizadas com esse intuito e espera-se otimizar esse modelo com a volta das aulas presenciais.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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