AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE OPIOIDES ENTRE OS ALUNOS DO INTERNATO DA UFC
Resumo
Introdução: Fármacos da classe opioides são utilizados, principalmente, para o controle da dor. Tendo em vista que esse é um dos principais sintomas que levam os pacientes aos cuidados de saúde, faz-se necessário que os profissionais dessa área, principalmente os médicos, saibam como e quando utilizar tais medicamentos. Objetivos: Analisar o conhecimento sobre opioides entre os discentes do internato do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: O estudo foi realizado por meio de questionário online pela plataforma Google e teve a colaboração de 14 estudantes do internato. Primeiramente, os discentes foram questionados sobre qual o período do internato eles estão. Em seguida, eles responderam perguntas específicas sobre morfina, fármacos utilizados para reverter intoxicação por opioide (antagonistas opioides), efeitos adversos e potência dos medicamentos. Por fim, foram questionados se as aulas de farmacologia auxiliaram os estudos sobre opioides. Resultados: 14 internos responderam o formulário, desses 11 (78,6%) estavam no I1, 2 (14,3%) no I2 e 1 (7,1%) no I3. Em relação as perguntas objetivas, 14 (100%) responderam corretamente as características da morfina e a situação em que é utilizada, 14 (100%) acertaram o antagonista opioide utilizado para reverter o quadro de intoxicação, 14 (100%) souberam responder os efeitos adversos comuns e 10 (71,4%) marcaram precisamente a pergunta sobre a potência dos fármacos e seus receptores. Por fim, 9 (64,3%) concordam que as aulas de farmacologia facilitaram os estudos sobre opioides, 1 (7,1%) foi neutro e 4 (28,6%) discordaram. Conclusão: À luz dessas considerações, pode-se considerar que os internos possuem um bom conhecimento sobre os fármacos da classe opioide. Além disso, destaca-se a relevância do módulo de Farmacologia Clínica na consolidação dos estudos desses discentes, pois 9 (64,3%) concordaram que a disciplina auxiliou nos estudos 14 (100%) acertaram mais de 75% das questões.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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