AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E COLORRETAL

Autores

  • Maria Luana de Oliveira Andrade
  • Hudson Martins de Brito
  • Andressa dos Santos Portas
  • Markus Andret Cavalcante Gifoni

Resumo

INTRODUÇÃO: Quase 80% dos casos novos de câncer de colo uterino, quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ocorrem em países em desenvolvimento devido à má adesão ao teste de rastreamento e à dificuldade em inserir as pacientes na rede pública. Segundo o INCA, no Brasil a incidência do câncer colorretal varia conforme a região. Estimativas recentes apontam que este é o terceiro mais incidente em homens e o segundo em mulheres mundialmente. Dada a grande incidência e morbimortalidade desses cânceres, é fundamental o aprendizado dos mesmos visando um diagnóstico precoce. OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos estudantes de medicina acerca da prevenção e tratamento dos cânceres de colo uterino e colorretal, sanando as principais dúvidas.METODOLOGIA: Foram disponibilizados para os estudantes artigos sobre os cânceres supracitados e elaboradas questões baseadas em casos clínicos a serem respondidas pelos alunos através do uso do aplicativo Socrative. Após aplicação do questionário, as questões foram revisadas e explanadas pelos monitores e pelo orientador do módulo, com ênfase nas questões com maior índice de erro.RESULTADOS: 80 alunos responderam o questionário acerca do câncer de colo uterino e câncer colorretal no ano de 2020. Sobre o câncer de colo uterino, o maior índice de acertos esteve relacionado aos níveis de prevenção primária e secundária (96% e 92% de acertos, respectivamente). O maior índice de erros ocorreu em relação à epidemiologia (40% de erros). Sobre o câncer colorretal, os maiores foram relacionados à prevenção primária e secundária (100% nos dois casos). O maior índice de erros ocorreu em relação à patogenia (97% de erros).CONCLUSÃO: O uso de ferramentas interativas de questionários baseados em casos clínicos mostrou-se eficaz para evidenciar as principais dúvidas dos estudantes, possibilitando um maior direcionamento no ensino. Sendo assim, esta pode ser uma alternativa viável para complementar o ensino na disciplina de Oncologia

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência