AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PROVAS BIOQUÍMICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA E APLICADA UTILIZANDO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA

Autores

  • Vitoria Pessoa de Farias Cabral
  • Amanda Dias Barbosa
  • Lara Rafaelly Lopes Carneiro
  • Daniel Sampaio Rodrigues
  • Hélio Vitoriano Nobre Júnior
  • Helio Vitoriano Nobre Junior

Resumo

A utilização de vídeos como uma estratégia didática têm sido importante alternativa no ensino, de modo que se constitui como influente recurso na aprendizagem. Neste sentido, objetivou-se avaliar o conhecimento dos alunos da disciplina de Microbiologia Básica e Aplicada do semestre de 2020.1 após exposição de vídeo sobre a aula prática de provas bioquímicas de identificação de bactérias Gram negativas. Dessa forma, foi produzido um vídeo referente ao assunto abordado, e um questionário com sete perguntas, das quais cinco questões eram relacionadas ao conteúdo, uma de autoavaliação do conhecimento e outra sobre a metodologia empregada. O vídeo e questionário foram disponibilizados para os alunos nas plataformas Google Sala de Aula e Formulários Google, havendo 34 alunos respondido as perguntas. De acordo com os resultados, no que diz respeito às questões acerca do conteúdo apresentado no vídeo, os acertos variaram entre 85,30% a 97,10%. Ademais, com relação a percepção dos alunos sobre o conhecimento relacionado ao tema, 47,10% o classificaram como bom, 38,20% em ótimo, e 14,70% como regular. Além disso, no que concerne a avaliação da metodologia empregada, 50% dos alunos indicaram que concordam totalmente e 47,10% que concordam com a afirmativa de que esta é positiva para aprendizagem. Assim, a utilização de vídeo como método pedagógico obteve impacto satisfatório na aprendizagem pelos alunos, evidenciado através da avaliação realizada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência