AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NO MÓDULO DE CIRURGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO: PAPEL DO MONITOR NA IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS

Autores

  • Carlos Eduardo Lopes Soares
  • Igor Carneiro Rodrigues
  • Juliana Oliveira Gurgel
  • Breno Wellington Mesquita Silveira
  • Fernando Antonio Siqueira Pinheiro

Resumo

Introdução: o módulo de Cirurgia do Aparelho Digestório faz parte da grade curricular do curso de medicina, sendo aplicado durante do quinto semestre da graduação; o primeiro semestre do ciclo clínico. Os monitores participam do módulo ministrando aulas de revisão e indicação de materiais complementares para os alunos, contudo, a avaliação do desempenho e identificação dos temas com maior dificuldade pela turma é fundamental para que os monitores possam focar em sua atuação. Objetivos: analisar e identificar os principais temas em que os alunos do módulo de cirurgia do aparelho digestório tiveram dificuldade durante o primeiro semestre do ano de 2020. Metodologia: estudo retrospectivo com análise de duas avaliações realizadas por meio da ferramenta Google Forms, durante o módulo de cirurgia do aparelho digestório. Resultados: foram analisados o desempenho global de uma turma composta por 45 alunos em duas avaliações, cada uma composta por 10 questões, totalizando 20 questões sobre 16 temas da cirurgia do aparelho digestório. Para avaliar o grau de dificuldade dos temas, foi atribuído uma escala conforme o percentual de acerto do grupo: difícil (<70% de acertos); intermediário (70-80% de acertos); fácil (>80% de acertos). Cinco temas estavam entre o grupo de grau difícil: neoplasias periampulares (68%), cirurgia bariátrica (57%), colites específicas (46%), câncer de esôfago (38%) e doenças anorretais (16%). Apenas dois temas estavam entre o grupo de grau intermediário: neoplasias pancreáticas (70%) e doença do refluxogastroesofágico (79%). Os demais temas tiveram um percentual de acerto pelos alunos superior a 80%. Conclusão: com base nos resultados encontrados nesse estudo, os monitores revisaram os temas e poderão dar maior ênfase nesses tópicos na monitoria para os alunos do próximo semestre. A periodicidade desse tipo de identificação é importante para que os monitores possam ajudar a tirar dúvidas e melhorar o processo de aprendizado dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência