AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO PANDÊMICO: PRÁTICA DO TRABALHO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS (UFC)

Autores

  • Vanessa dos Santos Pereira
  • Alexandre Jeronimo Correia Lima

Resumo

Um dos grandes desafios dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais é a realização de um processo avaliativo do ensino e aprendizagem que seja feito de forma contínua, coerente e eficaz nas quatro etapas que integram o Estágio Supervisionado de Ensino. A ação da atividade tornou-se ainda mais complexa, na medida que se fez necessário o ensino remoto e a impossibilidade de o licenciando ir à escola para realizar o estágio docente, por conta da pandemia da COVID-19. Neste contexto, o plano de trabalho da monitoria precisou passar por ajustes, para que os estudantes de Prática do Trabalho Docente I e III não tivessem maiores prejuízos em sua formação acadêmica. Assim sendo, um dos objetivos do nosso trabalho foi buscar manter nossa estratégia de elaboração de uma avaliação realizada de forma processual, dinâmica e inclusiva, sem desvencilhar de um ensino de prática docente condizente com as necessidades profissionais destes professores em formação. Metodologicamente, a monitoria incumbiu-se de realizar o acompanhamento do desenvolvimento individual dos estudantes que tiveram desde dúvidas pontuais até auxilio para àqueles que tinham dificuldades com as ferramentas digitais utilizadas nas disciplinas (Google Meet e Classroom); realizamos também acompanhamento coletivo do desenvolvimento e participação das turmas durante os módulos avaliativos através de planilhas compartilhadas e reuniões com o orientador, os monitores e os demais professores da área de estágio docente, assim sendo, foi possível diagnosticar precocemente os métodos viáveis ou não no decorrer do semestre de 2020.1. Por conseguinte, consideramos exitoso o processo, apesar que nosso plano de ensino vislumbrava, à princípio, outra realidade de trabalho com maior inserção no ambiente escolar. Porém, conseguimos contornar o problema com participação de professores de sociologia da rede básica e estudiosos da área, tornando o processo de ensino-aprendizagem reflexivo, crítico e objetivo para o licenciando.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência