AVALIAÇÃO DO ENSINO REMOTO DE MONITORIA PELOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA GERAL PARA O CURSO DE FARMÁCIA.

Autores

  • Hendyelle Rodrigues Ferreira e Silva
  • Igor Moreira de Almeida
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Flávia Almeida Santos
  • Flavia Almeida Santos

Resumo

Com o isolamento social devido à pandemia pelo novo coronavírus, e a suspensão das atividades acadêmicas presenciais de graduação, as atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia Geral, para o curso de Farmácia, no semestre 2020.1, ocorreram de forma remota. Este trabalho teve por objetivo avaliar as atividades remotas de monitoria de Farmacologia Geral, pelos discentes do semestre 2020.1. A metodologia de ensino utilizada foi dividida em dois momentos: síncrono e assíncrono. Os temas abordados foram: farmacocinética, farmacodinâmica, antimicrobianos, dentre outros. O momento assíncrono constou da resolução de estudos dirigidos, com questões descritivas, sobre os temas em questão. Enquanto, nos momentos síncronos, as questões foram debatidas entre professores, monitores e alunos, através da plataforma Google Meet. Logo após, os discentes responderam a dois questionários de satisfação, via Google Forms, baseando-se em uma escala de 1 a 10, com 10 correspondendo à “excelente” e 1 à “péssimo”. Dentre os 38 alunos matriculados, a média de frequência nos estudos dirigidos remotos foi de 32 discentes (84,7%). No total, foram contabilizadas 23 respostas aos questionários de satisfação. A maior parte dos alunos (66,7%) apreciaram a qualidade de áudio e de imagem da plataforma utilizada (Google Meet), e 83,3% adaptaram-se eficientemente a ela. 72% consideraram aceitável a participação e engajamento individual nas atividades. As questões propostas, bem como a resolução destas pelos monitores e professores, foram avaliadas como excelentes (91,6% e 83,3%, respectivamente). No entanto, 50% dos alunos concordaram que as atividades virtuais devem permanecer em paralelo às aulas presenciais. As principais dificuldades apontadas foram problemas de conexão com a internet e dificuldade de concentração comparado ao ensino presencial. De modo geral, o ensino remoto foi bem recebido pelos alunos e contribuiu para o aprendizado a respeito dos temas abordados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência