AVALIAÇÃO DO ENSINO REMOTO PELOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MECÂNICA E MÁQUINAS AGRÍCOLAS - AD 0186
Resumo
Com o advento da pandemia que assolou o planeta e paralisou nossas atividades de forma presencial, alguma coisa teria que ser feita para retornarmos as nossas atividades, então surgiu o “ensino remoto”, assim denominado. Este projeto visa estimar um perfil dos alunos da disciplina de Mecânica e Máquinas Agrícolas do curso de Zootecnia ofertada pelo Departamento de Engenharia Agrícola, a respeito da eficiência, nível de aprendizado, metodologias adotadas pelos professores, horas de estudos por dia, relação com situações práticas e consideração dos resultados com o ensino remoto. O projeto tem como objetivo estimar o nível de envolvimento dos alunos com os métodos utilizados no ensino remoto, e se esses métodos são eficientes e dão suporte ao aluno para promover o aprendizado eficaz. O projeto foi aplicado na forma de um formulário da plataforma “Google Forms” com seis questões, em que os alunos avaliaram os aspectos adotados durante o ensino remoto, o formulário ficou disponível para os alunos responderem durante uma semana, estão matriculados na disciplina 23 alunos. Responderam o formulário 82,60%, as perguntas analisadas foram: Considera o ensino a distância eficiente? 26,31% sim, 63,15% razoável e 10,52% não. Como você avaliaria seu nível de aprendizado? 5,26% ótimo, 57,89% bom e 36,84% razoável. As metodologias adotadas pelos professores estão facilitando o aprendizado? 78,94% sim e 21,05% razoável. Quantas horas por dia você dedica aos estudos? 21,05% até 2 horas; 36,84% de 2 a 4 horas, 21,05% acima de 4 horas e 21,05% não contabilizaram as horas de estudo. Considera seus resultados satisfatórios? 68,42% sim, 21,05% razoável e 10,52% não. O que você acha sobre o ensino remoto a respeito da aprendizagem de situações práticas no meio rural? 5,26% bom, 84,21% péssimo e 10,52% não responderam. Conclui-se que, a respeito de situações práticas o ensino remoto é insuficiente, porém, se mostrou eficiente a respeito de metodologias e níveis de aprendizado teóricos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.