AVALIAÇÃO DO GRAU DE DIFICULDADE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA À ODONTOLOGIA I

Autores

  • Deborah Olimpio Garcia
  • José Artur Oliveira Pereira
  • Maria Eneide Leitao de Almeida

Resumo

O período de isolamento social implicou professores e monitores a adequar o processo de ensino-aprendizagem à nova realidade híbrida, se tornando de suma importância conhecer as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos durante o decorrer da disciplina. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de dificuldade dos conteúdos abordados na disciplina de Metodologia Científica Aplicada à Odontologia I no período de 2020.1. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, no formato de questionário eletrônico, no fim do último período letivo, com o intuito de identificar e analisar os assuntos abordados, sendo eles de forma presencial ou remota, considerados de mais difícil compreensão. A versão final do formulário de avaliação continha, além de um espaço dedicado às sugestões dos alunos, 13 questões objetivas cujos dados coletados foram tabulados no Google Forms e analisados por meio de frequência absoluta e relativa. Foram obtidas 40 respostas ao questionário, correspondendo à totalidade de estudantes concludentes nesse período. Os resultados apontaram que o assunto presencial que os estudantes tiveram mais dificuldades foi “Etapas de Elaboração de Projeto de Pesquisa” (25%). Além disso, “Normas ABNT/Vancouver” (27,5%) foi o tema abordado de maneira remota cujos alunos apresentaram maior problemática para compreensão. Por outro lado, o tópico relatado como mais fácil foi “Tipos de Conhecimento” (92,5%), sendo abordado de maneira remota. Observou-se também que as dificuldades apontadas pelos acadêmicos em relação à aprendizagem do conteúdo são, em sua maioria, uma maior necessidade de aplicação na prática (37,5%), pouco tempo para a apresentação do assunto (35%) e nível de complicação do assunto em si (35%). Assim, conclui-se que é necessária uma melhor adequação desta às necessidades dos alunos com o intuito de melhorar a dinâmica de ensino-aprendizagem da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência