AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA NO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA TURMA DE 2020

Autores

  • Vitor Carneiro de Vasconcelos Gama
  • Helayne Moreira Claudino
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Semiologia é um marco para os alunos da faculdade de medicina, pois faz a transição entre os ciclos básico e clínico do curso. Esse momento é usualmente visto pelos acadêmicos sob uma perspectiva otimista, uma vez que serão finalmente expostos a um paciente. As atividades práticas de monitoria sempre foram de importância fundamental para a consolidação do aprendizado. No entanto, com a pandemia Covid-19, elas foram impossibilitadas durante a maior parte do semestre. OBJETIVO: Avaliar o impacto da pandemia no aprendizado de semiologia dos alunos do curso de medicina da UFC. MÉTODOS: Questionário Google Form auto avaliativo sobre coleta de anamnese, exame físico e autoconfiança em relação ao semestre seguinte foi aplicado aos alunos dos atuais 4º (S4) e 5º (S5) semestres. RESULTADOS: A moda de motivação em relação ao semestre foi 3/5. Mais alunos do S5, se quando comparados ao S4 conseguem mais frequentemente realizar sozinho uma anamnese, (71 x 63,2%), bem como são mais aptos a realizar sozinho o exame físico da cabeça e pescoço (22,6% x 15,8%). Dos alunos S4, 37% não sabia realizar o exame do tórax, e o abdominal é feito, pelo S4 e S5, pelo acadêmico sozinho em 42,1% e 41,9% dos casos, respectivamente. Cerca de metade dos alunos não estão seguros em identificar uma ausculta cardíaca ou pulmonar normal, embora tenham presenciado alterações de ausculta (56,9% detectou ruídos adventícios pulmonares e 71% algum sopro cardíaco); 37% dos alunos nunca presenciaram um exame neurológico. Nem todos os alunos consideram-se aptos para o módulo de gastroenterologia e, principalmente, de cardiologia (57% x 35,3%). CONCLUSÃO: a escassez de práticas em 2020 prejudicou o aprendizado do exame físico da cabeça/pescoço, neurológico e torácico. Tal observação combinada a insegurança frente o iminente módulo de cardiologia evidencia uma necessidade de fornecer um maior apoio no próximo semestre para a turma prejudicada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência