AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DA DISCIPLINA MECÂNICA E MÁQUINAS AGRÍCOLAS AD0186 NO ENSINO REMOTO.

Autores

  • Dara Barbosa de Menezes
  • Gabriel Lucas da Justa
  • Larissa Fernandes Baia Cesar
  • Carlos Alberto Viliotti

Resumo

Com o advento da pandemia que assolou o planeta e paralisou nossas atividades de forma presencial, alguma coisa teria que ser feito para retornarmos as nossas atividades, então surgiu o “ensino remoto”, assim denominado. Este estudo tem como objetivo avaliar o material didático disponibilizado, bem como, a sua eficiência no apoio ao aprendizado individual dos alunos. O projeto foi aplicado na forma de um formulário da plataforma “Google Forms” com cinco questões, em que os alunos avaliaram os aspectos dos materiais disponibilizado, aprendizado e importância das aulas práticas, o formulário ficou disponível para os alunos responderem durante uma semana, estão matriculados na disciplina 23 alunos. Responderam o formulário 86,95%, as perguntas analisadas foram: O material disponibilizado pelo professor é de fácil compreensão? 95% disseram que sim e 5% razoável. Consegue sanar suas dúvidas com o auxílio do material? 75% sim e 25% a maioria das vezes. Você considera que a quantidade de materiais e tarefas disponibilizadas são suficientes e adequados para o aprendizado? 100% sim. Considera que os materiais necessitam de alguma mudança para facilitar o aprendizado? Qual? 95% responderam não e 5% acham que o material precisa tem mais linearidade do conteúdo. Qual a importância das aulas práticas na sua formação? 100% responderam ser muito importante e fundamental. Conclui-se que uma parcela significativa da turma se sente satisfeita e acredita que o material didático disponibilizado na disciplina é eficiente e possibilita um grande enriquecimento intelectual, promovendo a formação de bons profissionais. Porém com o retorno das aulas será discutido com os alunos como pode ser melhorado o método de aprendizado e a melhor utilização dos monitores na disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência